SOS Chuvas: Prefeitura lança programa de auxílio para famílias vítimas das enchentes

Os benefícios variam de 1 (um) a 15 (quinze) salários mínimos, de acordo com a gravidade do dano; para as áreas de alto risco, as famílias também irão receber auxílio aluguel no valor de 900 reais mensais
Publicada em 27/01/2023 às 14:07 | Departamento de Comunicação e Imprensa

A Prefeitura de Cajamar, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, desenvolveu um novo programa de governo com o objetivo de oferecer auxílio às vítimas de desastres naturais ocorridos no município de Cajamar no exercício de 2023, em decorrência das fortes chuvas.

O Programa SOS Chuvas trata-se de um auxílio emergencial para os proprietários de residências ou comércios que foram afetados com alagamentos nos últimos registros de enchentes, que causaram estragos em alguns bairros do município considerados áreas de risco.

Os benefícios variam de 1 (um) a 15 (quinze) salários mínimos, de acordo com a gravidade do dano e a vulnerabilidade social de cada vítima, classificando os casos avaliados como leve, moderado, alto e crítico. “Este programa é resultado de muito trabalho que estamos desempenhando para solucionar um problema de anos. Eu visitei todas as áreas alagadas e estou acompanhando de perto para ressarcir o prejuízo de todas as famílias que foram afetadas”.

Serão beneficiados com este auxílio as famílias cadastradas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Este cadastro foi realizado através de visitas que a equipe de assistência social fez nos locais atingidos pelas enchentes, onde também foi feito um levantamento dos prejuízos de cada família, incluindo os danos físicos nas instalações elétricas ou hidráulicas dos imóveis, destruição de alimentos, móveis e eletrodomésticos.

Para que os transtornos não se estendam, a prefeitura irá reforçar a fiscalização coibindo construções em áreas de riscos, áreas de preservação permanentes e em locais irregulares, garantindo que nenhuma família se exponha aos perigos ocasionados pelos alagamentos.

Programa Novo Lar

Além do ressarcimento pelos danos, as famílias que moram em áreas de alto risco serão contempladas com o auxílio aluguel no valor de 900 reais mensais. O auxílio será mantido para as famílias até finalizar a obra de 400 apartamentos, que serão construídos para tirar definitivamente os moradores que residem em áreas de muito risco.

Serão beneficiados com este programa as famílias cadastradas pela equipe de assistência social, que visitou as residências após as fortes chuvas e fez um levantamento dos danos e perdas.