Secretaria de Saúde encerra atividades da campanha “Janeiro Branco”

Ao longo de todo o mês foram realizadas rodas de conversas, palestras e troca de experiência entre usuários e familiares com foco em bem-estar e saúde mental
Publicada em 31/01/2023 às 15:19 | Comunicação e Gestão de Eventos

Durante todo o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Cajamar por meio dos Departamentos da Atenção Especializada, Saúde Mental e Atenção Primária realizaram diversas ações alusivas à campanha do Janeiro Branco, período que alerta para a importância da saúde mental. Com o intuito de conscientizar a população e os usuários que utilizam os serviços de saúde sobre a importância do cuidado em saúde mental, foram organizadas palestras educativas, rodas de conversa, aula de yoga e dinâmicas sobre promoção, prevenção e tratamento de doenças psicológicas.

Em diversas Unidades de Saúde (UBSs) e Estratégia de Saúde da Família (ESFs) e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) foram realizadas atividades educativas, atendimentos psicoterapêuticos e de apoio familiar, aproximando a população dos serviços disponíveis em Cajamar.

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) do Polvilho, foi um desses locais que promoveram momentos de escuta com usuários e familiares, recortes com adolescentes e um passeio com crianças assistidas com direito a piquenique no Parque Cajamar Feliz. No Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), os profissionais organizaram um café da manhã para os usuários e os familiares. Durante o mês de janeiro profissionais do Departamento de Urgência e Emergência, ministraram um encontro de capacitação com funcionários do Hospital Municipal Enfermeiro Antônio Policarpo de Oliveira.

“Essas ações combatem preconceitos e quebram tabus sobre a importância para os cuidados com a saúde mental, com o intuito de prevenir o adoecimento emocional dos usuários e da nossa população em geral” destaca a psicóloga Rebeca Lima, gestora de programas da Atenção Especializada e Saúde Mental.

A equipe da Saúde Mental também realizou uma ação na Casa Louísa, entidade vinculada ao Sítio Agar que recebe idosos acima de 60 anos, em situação de vulnerabilidade social ou familiar.

Além dos encontros e atividades presenciais, a Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Comunicação e Gestão de Eventos, promoveu vídeos do programa municipal “Saúde Online”, com temas sobre a conscientização da campanha Janeiro Branco.