Cajamar realiza a 8ª Conferência Municipal de Saúde

O encontro teve como objetivo mobilizar, discutir, propor diretrizes e estabelecer diálogos com a sociedade acerca do direito à saúde e em defesa do SUS
Publicada em 06/03/2023 às 17:38 | Comunicação e Gestão de Eventos

A Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, realizaram na última sexta-feira (03), a 8ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como temática “Amanhã vai ser outro dia”.

O evento ocorreu na Câmara Municipal de Cajamar, tendo como objetivo, mobilizar, discutir, propor diretrizes e estabelecer diálogos com a sociedade acerca do direito à saúde e em defesa do SUS, de acordo com as propostas previamente elaboradas nas pré-conferências realizadas em diversos pontos da cidade, no dia 25 de fevereiro.

Foram selecionadas oito propostas dentro de quatro temáticas e elas serão levadas para a Conferência Estadual, para novamente serem discutidas em âmbito estadual, e votadas com outras propostas dos demais municípios, podendo após a votação, serem eleitas para serem debatidas no âmbito Federal. Caso a proposta seja aprovada em votação, se tornará Política Pública em Saúde, beneficiando a todos usuários do SUS.

As Conferências Municipais de Saúde são de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, uma vez que por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde. As propostas foram elaboradas pelo Conselho Municipal de Saúde, que é formado por profissionais de saúde, gestores públicos e pela sociedade civil.

Na conferência também foi anunciado que a nossa cidade saiu do último lugar dentro das 35 cidades da região metropolitana para o primeiro lugar no indicador da Estratégia de Saúde da Família. No final do encontro, foram escolhidos os delegados que irão representar o município na etapa macrorregional sendo seis usuários; três trabalhadores e três gestores da Saúde.