Prefeitura intensifica limpeza de rios e córregos em Cajamar

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, os trabalhos devem continuar ao longo do mês de março, mobilizando servidores e maquinários, a fim de evitar enchentes nos pontos mais propícios a alagamento
Publicada em 10/03/2023 às 09:07 | Comunicação e Gestão de Eventos

Para prevenir novos alagamentos e garantir mais segurança à população, a Prefeitura de Cajamar através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, tem realizado um intenso trabalho de limpeza nos córregos e rios de todo o município.

De acordo com a programação, os trabalhos devem continuar ao longo do mês de março, mobilizando servidores e maquinários, a fim de evitar enchentes nos pontos mais propícios a alagamento. Em Cajamar-Centro, por exemplo, além da limpeza do Rio Ribeirão das Lavras as equipes têm concentrado esforços para desobstruir o córrego Bom Sucesso.

No distrito de Jordanésia, as equipes estão sendo concentradas nos Rios Juqueri-Mirim, Ribeirão dos Cristais, Ribeirão Tabuões e o córrego Olhos D’Água. Na zona rural, os serviços de desassoreamento e limpeza também estão sendo realizados no Rio Ribeirão Ponunduva, o córrego Tanquinho e o Ribeirão Cachoeira. No bairro Vau Novo, o córrego dos Pires também recebeu serviços de limpeza.

Máquinas hidráulicas trabalham para retirada de entulhos e outros resíduos. Para garantira eficácia do serviço, a administração municipal está contatando as prefeituras cujos rios fazem divisa com a cidade para realização de trabalho conjunto.

Vale destacar que além da limpeza de córregos e rios, as ruas, estradas e avenidas sem pavimentação, também estão recebendo manutenções periodicamente, conforme a necessidade de reparos. Os serviços de limpeza e manutenção de bueiros também estão sendo executados em todo o município, com objetivo de prevenir as ocorrências de alagamentos.

Colaboração

A Prefeitura de Cajamar pede também a colaboração da população para evitar entupimentos de bocas de lobo. A principal recomendação é não jogar lixo ou entulho em calçadas, vias, terrenos e espaços públicos. Durante as ações, uma grande quantidade de sacos plásticos, garrafas e latinhas foi retirada dos bueiros. Além de provocar grandes prejuízos ao meio ambiente, esse lixo obstrui a passagem da água, resultando em alagamentos.

Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2023/03/10/prefeitura-intensifica-limpeza-de-rios-e-corregos-em-cajamar/