Prefeitura inicia obras do Piscinão para contenção de enchentes no bairro do Cimiga

O objetivo desta obra é resolver os problemas de alagamentos, além de conter o grande volume de água proveniente de chuvas naquela região
Publicada em 22/03/2023 às 15:00 | Comunicação e Gestão de Eventos

As ações de combate a enchentes no município têm se intensificado nos últimos três anos. Graças aos trabalhos já executados até o momento, muitos locais que sofriam com a intensidade das águas já não são mais afetados. Mesmo com todo trabalho no município, o bairro do Cimiga em Cajamar, ainda é afetada com o acúmulo de água, principalmente nos dias de chuvas mais intensas.

Diante das ocorrências de alagamentos, a Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, deu início na última semana, às obras para implementação do piscinão no bairro do Cimiga em Cajamar.

Nesta primeira etapa, está sendo executada a obra de contenção em gabião, que oferecerá estabilidade às encostas, e ainda será responsável por reter este volume de água. O objetivo desta obra é solucionar os recorrentes problemas de alagamento na região, através da implantação de um piscinão (tanque de retardo), que será responsável por conter um grande volume de água proveniente de chuvas e soltá-la aos poucos, amenizando assim o impacto no local.

O Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Raul Lopes, informou que esta obra faz parte das ações do Plano de Governo da atual gestão, em relação ao combate às enchentes no município.” É uma das prioridades do prefeito Danilo Joan, estes investimentos em obras e serviços que tem como objetivo combater as enchentes que causam transtornos à nossa comunidade. Estamos trabalhando nas obras de contenção e desassoreamento em todo o município com a construção de tanques de retardo como este “Piscinão”; na desobstrução de córregos e rios, limpeza dos bueiros entre outros serviços. Já estamos percebendo resultados positivos em épocas chuvosas em vários pontos da cidade, e temos a certeza que resolveremos os problemas de enchentes no nosso município,” afirmou o secretário.

Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2023/03/22/prefeitura-inicia-obras-do-piscinao-para-contencao-de-enchentes-no-bairro-do-cimiga/