Secretaria de Meio Ambiente celebra Dia Mundial da Água com plantio de mudas no Ponunduva

A iniciativa, que contou com a participação de alunos e professores, visa à preservação ambiental e à conscientização
Publicada em 23/03/2023 às 15:40 | Comunicação e Gestão de Eventos

Para comemorar o Dia Mundial da Água, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal realizou na manhã de quarta-feira (22), um plantio de árvores em um local de nascente. A ação contou com a participação de servidores da Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com alunos do 9º ano e os professores Osmar Martins e Ricardo Oliveira, da EMEB Demétrio Rodrigues Pontes.

Foram realizados o plantio de 30 (trinta) indivíduos arbóreos nativos das espécies Ingá-do-brejo, Aroeira Pimenteira, Pau-formiga, Jequitibá-rosa Pitanga, entre outros. As plantações das mudas foram feitas ao redor da Área de Preservação Permanente – APP de nascente, localizada entre as Ruas Nova Odessa e Nova Dalmares, no Ponunduva.

As servidoras Sueli Romeiro e Rosineide Silva, da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, realizaram palestras, no próprio local aos estudantes, explicando as práticas que degradam as nascentes como: intervenção antrópica com queimadas, desmatamento e plantio de espécies exóticas, assim como a que ajuda a preservar as nascentes, como o plantio de árvores nativas apropriadas ao nível de encharcamento do solo, para formação e enriquecimento da mata ciliar no entorno da nascente.

Após o plantio os participantes realizaram uma pequena trilha pela nascente d’água, e durante o percurso, receberam orientações sobre a importância da água e da preservação dela em nossas vidas, além de dicas de como economizar água no dia a dia de cada um.

Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2023/03/23/secretaria-de-meio-ambiente-celebra-dia-mundial-da-agua-com-plantio-de-mudas-no-ponunduva/