Alunos das Escolas Municipais de Cajamar recebem óculos do Projeto Ver e Viver

As crianças passaram pela triagem de acuidade visual e foi identificada a necessidade de usar óculos de grau em cerca de 80 alunos
Publicada em 31/03/2023 às 16:30 | Comunicação e Gestão de Eventos

Nesta sexta-feira (31), a Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria da Saúde e Secretaria de Educação, realizou a cerimônia de entrega de óculos de grau para aproximadamente 80 crianças da Rede Municipal de Cajamar. A ação faz parte do Projeto Ver e Viver, promovido pelo Programa Saúde na Escola (PSE), que tem como objetivo diagnosticar problemas de visão em crianças das escolas públicas municipais do Ensino Fundamental.

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, que tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino, por meio da articulação entre os profissionais de saúde e dos profissionais da educação, ofertando diversos serviços da saúde para os educandos do município.

Os alunos que receberam os óculos de grau foram identificados com problemas visuais por meio das aferições de acuidade visual nas escolas. Após a primeira análise realizada nas escolas de Ensino Fundamental, as crianças que tiveram alguma alteração na visão foram encaminhadas para realizar um exame mais detalhado em clínicas oftalmológicas.

O evento de entrega contou com a participação do prefeito Danilo Joan, do presidente da Câmara Municipal Clebinho, do presidente da Comissão de Saúde vereador Pingo, do secretário de Educação Prof. Dr. Régis Souza, do secretário de Saúde José Enoque, do diretor da Atenção Primária Gustavo De Almeida e de representantes das empresas apoiadoras que contribuíram com a doação dos óculos como o Grupo Educacional Cruzeiro Do Sul, Soluarq, Clinica Ver Mais, Ótica Di Fiori.

O Projeto Ver e Viver é realizado por etapas. Na entrega de hoje foram contemplados alunos das unidades do Colégio do Futuro EMEB Vera Almeida dos Santos; EMEB Guilhermina do Couto Oliveira; EMEB Thays de Almeida Alves; EMEB Lucy Apparecida Bertoncini; EMEB Demétrio Rodrigues Pontes; EMEB Arnaldo Correa da Silva; e EMEB Eva Rosa de Oliveira Santos.