Prefeitura e Walking Football Brasil promovem Encontro Intergeracional em Cajamar

O evento aconteceu no Ginásio de Esportes Antônio Carlos Tramassi, para os participantes do Núcleo do Idoso que fazem aulas de futebol adaptado
Publicada em 05/05/2023 às 17:03 | Departamento de Comunicação e Imprensa

Cajamar agora está oferecendo aulas de walking football, uma versão adaptada do futebol voltada para idosos. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a organização social Walking Football Brasil (WFB), a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Esportes Lazer e Cultura, com o objetivo de atender a população acima de 60 anos e proporcionar uma atividade física saudável e divertida para essa faixa etária.

Na última quinta-feira (04), a Prefeitura de Cajamar e o Walking Football Brasil promoveu um “Encontro Intergeracional”, com a proposta de promover a união de diferentes gerações, incluindo as famílias dos participantes do projeto. “Hoje tivemos um evento especial de interação entre os alunos e suas famílias, com atividades que chamamos de ‘coopetição’, que seria uma competição com cooperação, para que de maneira lúdica seja trabalhado o fortalecimento de vínculos familiares”, destacou Ricardo Leme, presidente da Walking Football Brasil.

Aqui no município, o projeto teve início em dezembro de 2022, para os participantes do Núcleo do Idoso, e as aulas acontecem às terças e quintas-feiras, divididas em três turmas de 20 alunos cada. Durante as aulas, os alunos são sempre orientados por uma equipe multidisciplinar da WFB, que conta com diversos profissionais de educação física trabalhando em conjunto com profissionais da área da saúde. A atividade tem como intuito conduzir o processo de envelhecimento ativo dos participantes, zelando pela qualidade de vida de todos.

O walking football é uma ramificação do futebol preparada para pessoas mais velhas, onde uma das principais regras é jogar caminhando, o que o torna inclusivo e proporciona relevantes índices positivos de saúde e bem-estar. “Além das aulas regulares, eventualmente os alunos participam de oficinas de saúde, abordando diversos temas para o fortalecimento das atividades. Agradeço imensamente a receptividade do município, ao prefeito Danilo Joan e aos secretários Niedson e Fabiano, pelo amplo cuidado que fomos recebidos para a realização do projeto em Cajamar”, enfatizou Ricardo Leme.

Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2023/05/05/prefeitura-e-walking-football-brasil-promovem-encontro-intergeracional-em-cajamar/