CCR AutoBAn realiza orientações sobre os riscos de soltar pipa neste período de férias

Instalação gratuita de antenas corta-pipa será realizada em Cajamar no próximo dia 13 de julho
Publicada em 11/07/2023 às 16:17 | Comunicação e Gestão de Eventos

No período das férias é comum o aumento de crianças e adolescentes que saem para empinar pipas nas ruas, inclusive às margens das rodovias. O que parece ser uma brincadeira inofensiva, pode trazer sérios riscos de atropelamento para quem pratica a brincadeira e para motociclistas e ciclistas que estão expostos às linhas cortantes. O uso de cerol na linha pode configurar delito previsto em lei.

A mistura de cola e vidro tem feito vítimas em todo o Brasil e essa prática muito comum neste período do ano e que enfeita o céu pode pôr em risco a vida de pedestres, ciclistas e motociclistas.

Para reforçar a conscientização dos motoristas e da população das cidades que margeiam as rodovias sob sua gestão, a CCR AutoBAn, concessionária que administra o sistema Anhanguera-Bandeiras, está realizando uma campanha com abordagens presenciais de orientações e entregas de panfletos durante todo o mês de julho, além da distribuição com instalação de antenas corta-pipa para os motociclistas.

Para o gerente de operações da CCR AutoBAn, Daniel Cardozo Daneluz, as campanhas de conscientização para crianças e jovens sobre os riscos de empinar pipas são primordiais. “É fundamental enfatizar que o uso do cerol é proibido. Além disso, áreas próximas as rodovias não são locais seguros para soltar pipa. Os riscos não são apenas para as crianças que invadem as pistas, mas também para os motociclistas e ciclistas que trafegam nas vias e não veem a linha cruzando a rodovia “, destaca.

Os motociclistas também devem ser orientados com relação ao uso da antena corta-pipa. A concessionária em parceria com a Prefeitura Municipal de Cajamar irá instalar gratuitamente esse importante item de segurança nas motos que trafegarem na Avenida Tenente Marques, 2000, bolsão do Ginásio Antônio Carlos Tramassi, na próxima quinta-feira, dia 13 de julho, das 7h às 11h.

Durante toda a manhã, os profissionais da concessionária sensibilizarão os motociclistas sobre os cuidados no trânsito, destacando a importância da manutenção preventiva, especialmente dos itens relacionados à segurança, como pneus, corrente, freios, farol e lanternas, além de alertar os pilotos sobre os cuidados ao conduzir as motos em locais onde há brincadeiras com pipas.

Em caso de ocorrências envolvendo pipas nas rodovias administradas pela CCR AutoBAn entre contato pelo 0800 055 55 50 ou pelo WhatsApp (11) 4589-3999.

LEGISLAÇÃO

No estado de São Paulo a Lei nº 17.201, de 2019, proíbe o uso do cerol em linhas de pipas. A lei inclui ainda qualquer outro material cortante aplicado à linha e abrange ao uso, a posse, a fabricação e a comercialização da mistura cortante.

Caso a lei seja descumprida, a pessoa responsabilizada deverá pagar uma multa de equivalente a R$1.326,50 reais. No caso de descumprimento por parte de estabelecimentos, a multa pode chegar a R$132 mil reais.

Mais informações sobre penalidades e multas que envolvam o cerol podem ser consultadas na página de internet da Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo: https://www.al.sp.gov.br/norma/192081.

Instalação e distribuição de antenas corta-pipa em Cajamar
Data: 13 de julho (quinta-feira), das 7h às 11h
Local: Bolsão do Ginásio Antônio Carlos Tramassi
Endereço: Av. Tenente Marques n° 2000