Prefeitura de Cajamar inaugurou o Centro Profissionalizante “Gastronomia Solidária” em Parceria com o Estado de São Paulo
A Prefeitura de Cajamar, através do Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo inaugurou nesta quinta-feira (17), o “Centro Profissionalizante “Gastronomia Solidária”, um espaço que abriga a remodelada Padaria Solidária e o projeto “Cozinhalimento”, resultado de uma parceria com o Governo do Estado para a implantação de uma cozinha piloto.
O evento de inauguração contou com a presença do prefeito Danilo Joan, da presidente do Fundo Social Nadja Haddad, vereadores, secretários municipais e diversos munícipes. “A inauguração deste centro profissionalizante é um momento de grande orgulho para todos nós em Cajamar. Estamos investindo não apenas em educação e capacitação, mas também em um futuro com grandes oportunidades para as pessoas que buscam melhorar suas vidas, através dos cursos oferecidos”, destacou o prefeito.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Nadja Haddad, também expressou seu entusiasmo. “A união entre o Fundo Social e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo resultou em um espaço que não apenas ensinará habilidades, mas também promoverá a conscientização sobre a importância de aproveitar nossos recursos e alimentos de forma responsável. A ‘Gastronomia Solidária’ não é apenas sobre comida; é sobre empoderamento dos futuros alunos”, ressaltou Nadja.
CENTRO PROFISSIONALIZANTE “GASTRONOMIA SOLIDÁRIA”
O Centro Profissionalizante “Gastronomia Solidária” tem como objetivo oferecer cursos de gastronomia para os munícipes em situação de vulnerabilidade social, proporcionando-lhes oportunidades de independência financeira. Os cursos gratuitos capacitam os participantes a se tornarem profissionais de cozinha aptos a atender às demandas do mercado, enfatizando a excelência, a disciplina e a inovação.
O espaço também abrigará o Projeto Estadual Cozinhalimento, uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo que visa capacitar agentes multiplicadores em ações de segurança alimentar e nutricional sustentável, enquanto promove a geração de renda.
Além de sua função como centro de formação profissional, a nova unidade também será um local para palestras, treinamentos e eventos educativos focados em educação nutricional, redução do desperdício, práticas de manipulação adequadas e promoção do empreendedorismo e desenvolvimento local.