Programa “Escola Segura” capacita professores e funcionários em primeiros socorros em Cajamar

O curso abrange diversos tópicos essenciais, incluindo procedimentos de emergência, como engasgos, massagem cardíaca e imobilização
Publicada em 03/10/2023 às 09:57 | Comunicação e Gestão de Eventos

Como parte das ações do programa “Escola Segura”, uma iniciativa voltada para a segurança e bem-estar dos estudantes, a Secretaria Municipal de Educação de Cajamar, em parceria com o 5º Grupamento de Bombeiros, responsável pelo atendimento no município, promove um importante curso de primeiros socorros em todas as escolas de Educação Infantil do município.

O objetivo dessa capacitação é atender às diretrizes da Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722), que estabelece a obrigatoriedade de treinamento em primeiros socorros para professores e funcionários em estabelecimentos de ensino de educação básica, tanto da rede pública quanto da rede privada.

O secretário municipal de Educação, professor Dr. Régis Souza, ressaltou a importância dessa ação. Segundo ele, o treinamento visa garantir um ambiente mais seguro nas escolas e preparar os profissionais para agirem em situações de emergência, promovendo o bem-estar dos estudantes e dos próprios colaboradores da educação.

O curso, ministrado por policiais militares do Corpo de Bombeiros, aborda uma série de tópicos essenciais para o atendimento em situações de emergência, incluindo procedimentos para casos de engasgos, transporte correto de vítimas, massagem cardíaca, manobras de desobstrução de vias aéreas, atendimento inicial em caso de fraturas, imobilização, uso de bandagens, ataduras e curativos, crise convulsiva, prevenção de acidentes, entre outros.

O treinamento tem sido realizado em datas e locais específicos, contemplando todas as unidades de Educação Infantil do município. Na última semana, os professores e funcionários das unidades tiveram a oportunidade de aprender, de forma prática, as manobras de primeiros socorros de forma correta.

Confira o cronograma do treinamento:

04/10: Treinamento Bombeiro
Local: EMEB Vera Almeida
Público: TODOS OS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DO PERÍODO DA TARDE.

06/10: Treinamento Bombeiro
Local: EMEB Vinícius Couto
Público: TODOS OS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DO PERÍODO DA MANHÃ.

11/10: Treinamento Bombeiro
Local: EMEB Vera Almeida
Público: TODOS OS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DO PERÍODO DA MANHÃ.

18/10: Treinamento Bombeiro
Local: EMEB Vinícius Couto
Público: TODOS OS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DO PERÍODO DA TARDE.

Com essa iniciativa, a cidade de Cajamar reforça seu compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade escolar, proporcionando conhecimento valioso em situações de urgência e emergência.

Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2023/10/03/programa-escola-segura-capacita-professores-e-funcionarios-em-primeiros-socorros-em-cajamar/