Prefeitura e Natura firmam parceria para impulsionar a sustentabilidade em Cajamar

Publicada em 04/10/2023 às 16:27 | Comunicação e Gestão de Eventos

A Prefeitura de Cajamar e a gigante dos produtos de beleza Natura com sede no município assinaram nesta terça-feira (3), um Acordo de Cooperação Técnica que promete trazer avanços significativos para a área de meio ambiente e sustentabilidade.

A cerimônia de assinatura contou com a presença Prefeito de Cajamar, Danilo Joan; a Vice-Presidente de Sustentabilidade, Jurídico e Reputação e Comunicação Corporativa da Natura &Co América Latina, Ana Costa; da Vice-Presidente de Operações e Logística da Natura &Co América Latina, Josie Ribeiro; do Gerente de Logística Reversa e Material Reciclado da Natura, Sérgio Talocchi; do representante da Cooperativa “Coopermundi Cajamar”, Maria José Naves de Souza; além de vereadores e secretários municipais.

Chamado de Projeto Elo Verde, essa parceria tem como principal objetivo impulsionar a coleta seletiva no município de Cajamar. Através deste Acordo de Cooperação Técnica, a Natura se compromete a doar cerca de 4 milhões de reais em produtos para a Secretaria de Meio Ambiente. O Projeto Elo Verde, como foi denominado, promoverá geração de empregos, conscientização ambiental e a troca de produtos por materiais recicláveis, visando a promoção da coleta seletiva e a preservação do meio ambiente.

Vale lembrar, que mais de R$ 4 milhões em produtos serão doados, incentivando a troca por recicláveis dentro dos colégios do futuro no município, junto à cooperativa que já tem 50 cooperadores cadastrados e com este projeto visa avançar para 300. Além disso, o projeto também prevê a instalação de pontos de coleta de recicláveis em toda a cidade. Dessa forma, a parceria entre a Natura e a Prefeitura de Cajamar representa um marco importante na busca por um futuro mais sustentável para a região.

A Secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, será responsável por implementar pontos de coleta e troca em todo o município, com foco especial nas escolas municipais. A ideia é que as crianças recebam educação ambiental e conscientização, além de levar o conceito de reciclagem de coleta seletiva para suas famílias. O projeto também terá pontos de apoio em locais estratégicos, como a Câmara Municipal, a Prefeitura e o Núcleo do Idoso.

De acordo com o prefeito Danilo Joan, com essa união entre Prefeitura e a empresa Natura, a cidade de Cajamar dá um passo importante em direção a um futuro mais verde e sustentável. “Participo com orgulho da assinatura do Projeto Elo Verde, uma parceria incrível entre a Natura e a Prefeitura. Esse marco alinha-se à nossa visão para o desenvolvimento sustentável, focando na coleta seletiva em Cajamar. O Elo Verde é fundamental para essa nova fase com responsabilidade ambiental. Juntos, moldaremos um futuro mais verde e sustentável”, disse o prefeito de Cajamar.

COMO FUNCIONA O ELO VERDE

O sistema de coleta e troca será simples e eficaz. Os moradores deverão separar os resíduos recicláveis em suas casas, lembrando que eles devem estar limpos para serem aceitos. Em seguida, os moradores deverão se dirigir a um ponto de coleta próximo de suas residências e trocar esses materiais por produtos Natura.

O projeto Elo Verde prevê que, dependendo do tipo e quantidade de resíduo entregue, os moradores poderão escolher produtos Natura de maior ou menor valor. Todos os resíduos coletados nos pontos de coleta e troca serão destinados à Cooperativa “Coopermundi Cajamar”, selecionada pela Natura como parte do Termo de Cooperação.

Essa cooperativa terá a responsabilidade de pesar e separar os resíduos de acordo com as diretrizes do projeto, fornecendo indicadores atualizados sobre o volume de resíduos coletados no município. Com base nesses dados, a Natura comprará os materiais recicláveis, estimulando indiretamente a reciclagem e promovendo um ciclo sustentável.