Cajamar fomenta ações de combate à dengue

O trabalho de prevenção tem registrado importantes resultados, considerando as inúmeras ações que são desenvolvidas no município
Publicada em 02/02/2024 às 14:45 | Departamento de Comunicação e Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde de Cajamar, por meio do Setor de Controle de Zoonoses, está realizando visitas em áreas que estão tendo casos positivos na cidade para combater e impedir a transmissão do mosquito Aedes aegypti a dengue e de outros antígenos como zika vírus, chikungunya e febre amarela ao remover focos de água parada na cidade.

O município está priorizando visitas orientando e notificando moradores e proprietários de terrenos quanto às atitudes simples para evitar o acúmulo de água, como a verificação de calhas, caixas d’água, pneus descartados, vasos de plantas piscinas e reservatórios para encontrar focos do inseto. Outro processo que continua sendo feito são as nebulizações nos bairros, que consistem na liberação do inseticida no ar, passando pelas ruas para eliminar os mosquitos.

Além de residências, em que os agentes municipais oferecem orientações aos moradores, os espaços visitados pelo núcleo de Zoonoses cajamarense são sucatarias, borracharias, oficinas e depósitos de reciclagem. Estes são locais capazes de criar ambientes propícios ao surgimento de focos do mosquito transmissor que passam a receber uma série de medidas preventivas.

As ações de controle de criadouros acontecem durante o ano inteiro, recebendo foco especial durante o período de chuvas, quando a tendência de acúmulo de água em pontos estratégicos é maior.

Para a chefe de divisão da Zoonoses de Cajamar, Marcela Galaschi, as ações de contenção ao mosquito Aedes aegypti foram fundamentais para conter casos e evitar proliferações. “Criamos métodos e formas para combater o mosquito na cidade e, ainda, a transmissão do vírus da dengue. Por isso, atuamos nesse sentido, para sempre orientar os munícipes de forma mais adequada, dando segurança nesse sentido”, relatou.

Ainda de acordo com a gestora, as ações acontecem com apoio de outras secretarias municipais como Mobilidade e Desenvolvimento Urbano, através do Departamento de Fiscalização, Secretaria de Meio Ambiente e de Infraestrutura e Serviços Públicos, que atuam de forma a notificar proprietários de terrenos abandonados ou sem zeladoria.

Para o secretário municipal de Saúde, Enoque Garcia, a conscientização junto à população é fundamental para a prevenção de doenças transmitidas pelos mosquitos. “É muito importante que os moradores nos ajudem com esse trabalho para que possamos impedir um aumento dos casos de dengue, chikungunya e zika. Temos atuado com muito empenho para que consigamos atender com qualidade todas as regiões da cidade, e assim, contamos com as informações dos moradores, acionando nossos agentes e até mesmo outros setores da administração municipal. O trabalho em conjunto garante a preservação da saúde de nossa população”, garantiu o secretário da pasta.