Eleições 2024: agendamento no site do TRE-SP é necessário para atendimento presencial nos cartórios

Devido à necessidade de organizar o fluxo de atendimento, interessado deve garantir vaga pela internet antes de comparecer ao cartório. Prazo para regularizar título vai até 8 de maio
Publicada em 22/02/2024 às 11:51 | Departamento de Comunicação e Imprensa

Quem vai regularizar o título e precisa do atendimento presencial deve fazer agendamento no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) https://www.tre-sp.jus.br/ antes de comparecer a um dos cartórios do estado. A medida é necessária para organizar o fluxo de eleitores e evitar a formação de filas nas unidades. O prazo para ficar em dia com a Justiça Eleitoral vai até 8 de maio.

O atendimento presencial ao público é realizado das 11h às 17h. As pessoas que forem diretamente ao cartório sem agendamento pela internet poderão ser atendidas caso existam vagas disponíveis no dia, tendo em vista a capacidade de atendimento da unidade. Caso não seja possível o atendimento imediato, o cartório fará agendamento para a data mais próxima.

AUTOATENDIMENTO

A maioria dos serviços eleitorais pode ser solicitada na internet, por meio do autoatendimento eleitoral. A eleitora ou o eleitor que estiver com o título cancelado, precisa corrigir algum dado pessoal ou fazer a transferência de domicílio têm até 8 de maio para resolver a pendência. Consulte sua situação eleitoral.

Em ano de eleições, o cadastro eleitoral fica fechado nos 150 dias anteriores à data do pleito, segundo o artigo 91 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). A legislação eleitoral prevê o fechamento do cadastro para que os TREs possam organizar a votação com base num número determinado de eleitores aptos a votar.

O 1º turno das Eleições Municipais de 2024 ocorrerá em 6 de outubro. Caso haja um 2º turno para a escolha de representantes do Poder Executivo nos municípios com mais de 200 mil eleitores, a votação ocorrerá em 27 de outubro.