Atualização sobre a vacinação contra Covid-19

Fique atento ao grupo prioritário e aos prazos para manter o calendário vacinal em dia
Publicada em 12/06/2024 às 10:04 | Departamento de Comunicação e Imprensa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou, em 06 de março de 2024, o registro definitivo da vacina monovalente contra a Covid-19 atualizada para a variante XBB 1.5, desenvolvida pela fabricante Moderna.

Público alvo: rotina para criança de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; imunocomprometidas; gestantes/puérperas; pessoas de 60 anos ou mais e grupos prioritários.

Para pessoas: de 60 anos ou mais; imunocomprometidas; gestantes/ puérperas – a recomendação é de uma dose semestral.

Para grupo prioritário: vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI), e seus trabalhadores; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; trabalhadores da saúde; com deficiência permanente; comorbidades; privadas de liberdade (≥ 18 anos); funcionários do sistema de privação de liberdade; pessoas em situação de rua; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas – a recomendação é de uma dose anual

ESQUEMA DE VACINAÇÃO:

Quem já recebeu outra vacina contra covid-19 em 2024 e faz parte dos grupos prioritários precisa de nova dose da vacina XBB, respeitando o intervalo de pelo menos três meses do imunizante anterior.

No caso de crianças de 6 meses a 4 anos, a orientação é que crianças não vacinadas ou que nunca receberam alguma dose de vacina contra covid-19 devem receber duas doses, com intervalo de quatro semanas.

ATENÇÃO: Crianças imunizadas de forma incompleta com vacinas covid-19 originais (vacinas CoronaVac ou Pfizer baby) devem completar o esquema;

Crianças com idade até 4 anos e completamente imunizadas com vacinas Covid-19 originais (três doses) devem receber uma dose da fabricante Moderna;

Crianças de 6 meses a 4 anos imunocomprometidas que nunca se vacinaram devem receber o esquema primário de três doses da vacina Spikevax.

No caso de adolescentes, a partir de 12 anos e adultos, só precisa receber uma dose da Spikevax quem nunca recebeu imunizante contra covid-19, considerando-se que não faça parte de grupos prioritários.


Mais notícias sobre Secretaria de Saúde
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2024/06/12/atualizacao-sobre-a-vacinacao-contra-covid-19/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo