UPA inicia o ano com medidas positivas no atendimento à população do município
Estabelecer prioridades e diminuir a espera foram as metas atingidas pela Unidade
“Diminuir o tempo de espera para atendimento e implantar a classificação de risco, fazem parte das metas propostas para nossa Unidade, discutidas e partilhadas com a prefeita Paula Ribas e o diretor de Saúde, Dr. Tales Garcia dos Santos”, informou o diretor da UPA, enfermeiro Adriano Donizete de Oliveira.
Para Adriano um dos fatores que colaboraram para o resultado obtido foi a disponibilização de dois enfermeiros, um de classificação de risco e outro de controle operacional, que permanece no corredor dos consultórios e salas de curativos e procedimentos, atento a tudo o que acontece e controlando o fluxo de pacientes.
A implantação do Sistema Manchester de Classificação de Risco, que diferencia a ordem de atendimento por meio de cores, possibilitou estabelecer prioridades, ressaltou o diretor da Unidade. As emergências, que implicam risco de morte são vermelhas. Em seguida o amarelo, prioridade 1 com atendimento mais rápido possível, já a cor verde representa a prioridade 2, para pacientes em condições agudas e não agudas e por último o azul, prioridade 3, para consultas de baixa complexidade.
O número de médicos também aumentou após a realização de processo seletivo. No total a Unidade possui hoje sete profissionais plantonistas, quatro no período diurno e três no noturno.
De março à dezembro de 2016, a UPA atendeu mais de 65 mil pacientes, configurando 217 atendimentos diários.
Com a implantação do novo sistema verificou-se queda acentuada no tempo de espera.
Mais notícias sobre Secretaria de Saúde
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2017/02/24/upa-inicia-o-ano-com-medidas-positivas-no-atendimento-a-populacao-do-municipio/