UPA inicia o ano com medidas positivas no atendimento à população do município

Estabelecer prioridades e diminuir a espera foram as metas atingidas pela Unidade
Publicada em 24/02/2017 às 14:19 | Departamento de Comunicação e Imprensa
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vereador Luiz dos Santos Faria, iniciou o ano com algumas modificações para melhor atender o munícipe de Cajamar. O novo sistema de Raio X, que dispensa papéis para revelação apresentando o exame ao médico, diretamente no computador do consultório e a reforma dos assentos, solicitada à prefeitura no começo de janeiro e disponibilizada no início deste mês, foram algumas das modificações implantadas.

“Diminuir o tempo de espera para atendimento e implantar a classificação de risco, fazem parte das metas propostas para nossa Unidade, discutidas e partilhadas com a prefeita Paula Ribas e o diretor de Saúde, Dr. Tales Garcia dos Santos”, informou o diretor da UPA, enfermeiro Adriano Donizete de Oliveira.

Para Adriano um dos fatores que colaboraram para o resultado obtido foi a disponibilização de dois enfermeiros, um de classificação de risco e outro de controle operacional, que permanece no corredor dos consultórios e salas de curativos e procedimentos, atento a tudo o que acontece e controlando o fluxo de pacientes.

A implantação do Sistema Manchester de Classificação de Risco, que diferencia a ordem de atendimento por meio de cores, possibilitou estabelecer prioridades, ressaltou o diretor da Unidade. As emergências, que implicam risco de morte são vermelhas. Em seguida o amarelo, prioridade 1 com atendimento mais rápido possível, já a cor verde representa a prioridade 2, para pacientes em condições agudas e não agudas e por último o azul, prioridade 3, para consultas de baixa complexidade.

O número de médicos também aumentou após a realização de processo seletivo. No total a Unidade possui hoje sete profissionais plantonistas, quatro no período diurno e três no noturno.

De março à dezembro de 2016, a UPA atendeu mais de 65 mil pacientes, configurando 217 atendimentos diários.

Com a implantação do novo sistema verificou-se queda acentuada no tempo de espera.