Núcleo do Idoso de Cajamar atende mais de 1.200 participantes gratuitamente

“Esse lugar é a extensão da nossa casa, um aconchego, um lar”: palavras dos frequentadores
Publicada em 27/06/2018 às 12:03 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Idosos durante aula de hidroginástica nesta segunda-feira (25)
O NIC (Núcleo dos Idosos de Cajamar) é um espaço de integração e proteção social, que objetiva ampliar a qualidade de vida o fortalecimento de vínculos e as oportunidades dos idosos de Cajamar. Liderado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Luzia dos Santos (Lú), que organiza os grandes encontros quinzenais, acolhe, interage e conhece de perto cada um dos participantes.

Com sede no Polvilho, mas também atividades em Jordanésia e Cajamar-Centro, disponibiliza uma programação semanal de atividades físicas diárias, que os idosos inscritos podem escolher, entre ginástica, pilates, dança, yoga, circuito funcional e hidroginástica, jogos de mesa como buraco, dama, dominó, truco e xadrez para aprender, praticar e até mesmo ensinar os colegas.

Sempre acompanhados pelos professores Marcio Henrique Galhardo e Leandro Mantegazza Nunes e a enfermeira Silvana Oliveira, eles também participam de competições em outros municípios, como corrida e caminhada, coreografia, bocha, natação, vôlei adaptado e tênis de mesa, fazem parte da programação anual. Os encontros com a psicóloga do esporte é um trabalho especifico e detalhista em que, através de diálogos e dinâmicas os participantes recebem orientações e aprendem técnicas para diminuir a ansiedade e promover o espirito coletivo e o respeito com o outro, dicas que este ano, ajudaram na conquista do 13º lugar nos Jogos Regionais do Idoso- JORI.

O ateliê “Mãos que Fazem” onde os próprios idosos aprendem a confeccionar artesanatos é uma ferramenta para coordenação motora e o “Grupo Musical Cantante” é onde os idosos mostram seu talento na área musical.

A psicóloga Cristina Cavalcante desenvolve desde 2013 o “Trabalhando sempre por uma Cultura de Longevidade”, avaliando o grupo de maneira integrada, já é uma amiga de todos, que ajuda na promoção da saúde psicológica e qualidade de vida dos frequentadores do espaço.

A fisioterapeuta, Francisca Nazaré Martins, também realizam um trabalho ímpar com os idosos de Cajamar.

Para saber mais, entre em contato pelos telefones:
NIC- Núcleo do Idoso de Cajamar – 4447-5588 ou 444-71139