Farmacêutico na Comunidade realizou 254 atendimentos em Cajamar
Foram oferecidos testes de glicemia capilar e hipertensão arterial, além de orientação farmacêutica para os moradores
Foram oferecidos testes de glicemia capilar e hipertensão arterial, além de orientação farmacêutica para os moradores. Também foi disponibilizado um local para descarte de medicamentos.
A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de medicamentos para evitar contaminação da água nas correntes de esgoto, contaminação do solo em aterros sanitários e poluição de córregos, rios e oceanos, entre outros impactos negativos.
O Farmacêutico na Comunidade, por sua vez, tem como intuito despertar na população a importância do profissional na melhoria das condições de saúde da comunidade onde atua, orientando sobre o uso correto de medicamentos e auxiliando na prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas.
O prefeito Danilo Joan, participou da campanha e ressaltou sua importância. “Foi uma ação de saúde importante que proporcionou à população do município, de forma gratuita, uma série de serviços de prevenção à saúde. Nossa meta é extender esse serviço por toda cidade”.
Para o Delegado do CRF Regional, Dr. Marcelo Fernando Buzanelli, a ação foi uma oportunidade para mostrar o papel do farmacêutico para o paciente. “Parabenizo a Secretaria de Saúde de Cajamar pela iniciativa em parceria com o CRF-SP de se preocupar com a saúde de seus moradores. Atingimos um número significativo de atendimentos. O farmacêutico é um profissional que executa a ação primária de saúde com muita destreza e mostrar isso para a comunidade é uma oportunidade de ser ainda mais valorizado pelos pacientes”, apontou.
A Gerente de Coordenação Farmacêutica de Cajamar, Dra. Karen Cristina Nabeschima Claudino, ressaltou que a campanha contribui com a interação farmacêutico-paciente. “Muito importante não só para valorizar a profissão, mas para ter essa interação farmacêutico-paciente mais de perto, que torna possível realizar orientação, que muitas vezes pode alertar o paciente sobre uma doença. É uma oportunidade de mostrar o nosso papel profissional e o quanto podemos contribuir com a sociedade”.
Para a moradora do Parque São Roberto, Helen Cristina de Oliveira Berto a ação foi uma oportunidade de saber como anda a saúde. “Nem sempre conseguimos estar em dia com os exames para saber como está a nossa saúde. Trazer para a comunidade este tipo de serviço foi muito oportuno”.
Durante a ação foram realizados 254 atendimentos e 50 encaminhamentos de pacientes que apresentaram alguma anormalidade nos exames realizados.
Mais notícias sobre Secretaria de Saúde
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2019/05/12/farmaceutico-na-comunidade-realizou-254-atendimentos-em-cajamar/