Programa Saúde Animal abre inscrições para castração de cães e gatos

Somente neste ano, foram castrados 1.036 animais, sendo 627 cães e 409 gatos.
Publicada em 08/11/2019 às 15:20 | Departamento de Comunicação e Imprensa
A Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, abriu novo período de inscrições para interessados em castrar cães e gatos no Município. Interessados deverão entrar em contato com a Diretoria de Bem Estar Animal, localizado na Secretaria do Meio Ambiente. As castrações tiveram início em 15 de outubro e atenderam as pessoas que estavam na fila de espera. O Programa “Saúde Animal” visa atender todas as pessoas interessadas em castrar seu animal, além de ONGs e protetores independentes. Somente neste ano, a Prefeitura já atendeu 1.036 animais, sendo 627 cães e 409 gatos. A Diretoria pretende castrar mais 500 animais até o final deste ano, Para se inscrever, o tutor do animal deverá preencher a ficha de inscrição que deverá ser entregue na Diretoria de Bem Estar Animal, ou enviado para o e-mail pamela.assis@cajamar.sp.gov.br. No entanto, para quem preferir, o atendimento também será feito pessoalmente, na Secretaria do Meio Ambiente, que fica na Praça Benedito Martins Cruz, 72 – Centro.

Clique aqui para acessar o formulário de castração.

Documentos necessários para o cadastro: – RG/CPF (cópia e no dia apresentar o original) – Comprovante de endereço em Cajamar – Título de Eleitor – Folha de resumo do cadastro único (opcional em caso de baixa renda) Cuidados antes da castração: A partir do momento que seu animal for selecionado para ser castrado, um funcionário da Prefeitura ligará informando a data e o local da cirurgia. O dono do animal deverá apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço no dia da cirurgia e quando representado estes documentos deverão vir com o representante. JEJUM: – fazer o jejum desse animal da seguinte forma: * Cães: No dia da cirurgia dar água e comida as 5 horas da manhã. (se o animal não quiser a ração dar um “SACHÊ” ração umedecida). Após as 5 da manhã retirar água e comida. * Gatos: Dar água e comida MEIA NOITE (se o animal não quiser a ração dar um “SACHÊ” ração umedecida). Após a MEIA NOITE retirar água e comida. – Os animais devem estar saudáveis e livres de carrapatos e pulgas. – Os cães deverão ser trazidos com guia e coleira. – Gatos deverão ser trazidos em caixa de transporte, visando a segurança dos mesmos e evitar a fuga dos animais – Informar a possibilidade de o animal estar prenhe. – Informar qualquer alteração na saúde do animal nos dias antes da cirurgia. – No caso de desistência comunicar com três dias de antecedência pelo número: (11) 4446-6650 Cuidados Pós Cirúrgico – Alimentar (água e comida) somente 09h após a cirurgia. – Manter o animal aquecido, protegido do frio, vento e chuva. – Impedir que o animal lamba os ferimentos, colocando o “colar abajur” ou roupa cirúrgica (agropecuária). – Fazer curativo utilizando antisséptico (iodo povidine) – Medicar o animal conforme a receita encaminhada no dia da cirurgia. É muito importante para que ocorra uma boa cicatrização.