Secretaria de Saúde intensifica ações de Combate à Dengue
O trabalho é realizado com visitas de casa a casa em todos os bairros e em áreas públicas onde possa ter materiais com água parada como pneus e sobra de materiais de construção
Publicada em 13/12/2019 às 15:48 | Departamento de Comunicação e Imprensa
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Zoonoses, intensifica o trabalho contra o Aedes Aegypti com o objetivo de evitar a proliferação de criadouros do mosquito em locais que possam acumular água. Neste período de chuvas de verão, é importante que toda a população redobre os cuidados e verifique os quintais de suas residências, não deixando materiais ou objetos que possam acumular água. O mosquito Aedes Aegypti é o transmissor da dengue, zica vírus, Chikungunya e febre amarela.
O trabalho é realizado com visitas de casa a casa em todos os bairros, inclusive são realizadas vistorias em pontos estratégicos (onde há grande quantidade de possíveis criadouros) e em imóveis especiais (locais onde há grande circulação de pessoas), inclusive os trabalhos também são realizados em áreas públicas onde é encontrado materiais que possam conter água parada, como pneus e sobra de materiais de construção.
A Divisão de Zoonoses também realiza a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), seguindo os protocolos preconizados pela SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias do Estado). Constantemente, as equipes estão desenvolvendo ações preventivas em residências, escolas e empresas. “Todos precisamos nos mobilizar para combater a proliferação do mosquito, não deixando água parada em seu quintal, mobilize seus familiares e vizinhos, essa luta só depende de nós”. Afirma o Diretor de Vigilância em Saúde Francisco Nunes.
Caso o munícipe apresente sintomas como dor de cabeça, cansaço, febre, dores musculares, vômitos, enjoos, deverá procurar imediatamente uma Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.
Em caso de dúvidas, ligue para a Divisão de Zoonoses (11) 4408-5548