Prefeitura de Cajamar adere à operação Corta-Fogo
Na última segunda-feira (10), a Prefeitura de Cajamar realizou uma reunião com representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, GCM Ambiental, Fiscalização e COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), para juntos apresentarem o plano de ação de combate às queimadas que será executado no município.
A iniciativa tem como objetivo executar um atendimento rápido para combater e extinguir qualquer foco de incêndio de maneira eficiente, em um trabalho conjunto entre os órgãos internos da administração municipal e Corpo de Bombeiros, através da adesão à Operação Corta-fogo que irá prevenir, controlar, monitorar e combater a ocorrência de incêndios e queimadas da cidade.
Com essa adesão, Cajamar passará a ter mais equipes atuando no combate às queimadas, através da ampliação da fiscalização municipal e campanhas de educação ambiental, com divulgação de orientações nos canais de comunicação da prefeitura. O plano de ação também inclui a criação da Lei Municipal para proibir queimadas, formação de brigada municipal e mapeamento das áreas de risco de incêndio, para a elaboração do plano de prevenção e combates aos incêndios florestais.
As denúncias de queimadas e incêndios podem ser feitas pelo canal direto do Corpo de Bombeiros – 193, ou na Defesa Civil Municipal, através do número (11) 4447-1130.