Semana de Incentivo à Leitura movimenta bibliotecas municipais de Cajamar

A Prefeitura de Cajamar realizou, nos dias 27 e 28 de outubro, a Semana Municipal de Incentivo à Leitura 2026, com atividades gratuitas nas bibliotecas municipais. A programação proporcionou momentos de imaginação, aprendizado e contato com os livros, além de valorizar a produção literária local e incentivar o hábito da leitura entre a população.
No dia 27, a contadora de histórias Glynda Laiane Ferreira apresentou a obra A Casa Sonolenta, de Audrey Wood, nas bibliotecas municipais Armando Paschoal, no Parque Paraíso, e Veneranda Freitas Pinto, em Jordanésia. As atividades também contaram com parcerias importantes: na Biblioteca da PEC, o CRAS convidou o grupo acompanhado pela psicóloga do serviço para participar da contação de histórias. Já em Jordanésia, a ação foi realizada em parceria com o Instituto Águia do Millênium.
A programação continuou no dia 28 com um encontro com os escritores cajamarenses João Quito, autor de Entre retratos e reminiscências, e Monike Tavares, autora de Se você soubesse e Se ela soubesse. Realizado na Biblioteca Municipal Veneranda Freitas Pinto, o encontro aproximou o público dos autores, permitindo conhecer suas trajetórias, obras e inspirações.
Criada pela Lei Municipal nº 2.006, de 27 de setembro de 2023, a Semana Municipal de Incentivo à Leitura busca ampliar o acesso à literatura, despertar o interesse pelos livros e incentivar a formação de novos leitores e autores. A iniciativa também destaca a importância das bibliotecas municipais como espaços de conhecimento, convivência e desenvolvimento cultural, fortalecendo a presença da leitura no cotidiano da população.





