Fundo Social de Solidariedade

FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE

O Fundo Social de Solidariedade possui atendimento presencial de segunda a sexta (exceto feriado), das 08h às 17h. Os munícipes devem estar munidos dos seguintes documentos:

– Carteira de identidade

– Comprovante de residência (atualizado e em nome do solicitante)

– Carteira de trabalho

FUNDO SOCIAL NOS BAIRROS

O Projeto Fundo Social nos Bairros é uma proposta inovadora que tem como objetivo levar para os locais mais afastados os serviços e projetos que são desenvolvidos na sede. Dentre as atividades oferecidas estão a realização de cursos e oficinas de capacitação, rodas de conversa e durante a realização da campanha do Inverno Solidário, a doação de roupas e agasalhos para as famílias participantes.
Através desse projeto, o Fundo Social de Solidariedade reforça o compromisso com a qualidade de vida dos moradores, promovendo ações que abrangem diferentes aspectos fundamentais, levando ao alcance das famílias de diversos pontos da cidade.

CAMPANHA INVERNO SOLIDÁRIO

A “Campanha Inverno Solidário” é realizada anualmente com um propósito de assegurar que todas as famílias do município tenham acesso a roupas quentes e itens essenciais para enfrentar a estação mais fria do ano. Sabemos que as baixas temperaturas podem trazer desconforto e dificuldades, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade.

Para arrecadar cobertores e agasalhos, o Fundo Social conta com a parceria de diversas empresas do município que mantém as caixas de arrecadação nos estabelecimentos para que a população possa contribuir. Acreditamos que, ao unir nossos esforços, podemos criar um impacto positivo e duradouro, mostrando que em Cajamar, cuidamos uns dos outros, proporcionando alívio para os mais necessitados.

CORAÇÃO DE MÃE

O Programa Coração de Mãe é uma ação integrada, através da parceria entre o Fundo Social de Solidariedade, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A iniciativa tem como objetivo realizar o acompanhamento humanizado do pré-natal, para que as mulheres tenham todo o respaldo que necessitam durante o período gestacional, promovendo a saúde mental e física da mãe e do bebê.

O acompanhamento é feito através de encontros periódicos, realizados nas Unidades de Saúde do município. Durante os encontros são discutidos temas de interesse da gestante, além de atendimentos especializados com equipes de enfermagem, enfermeira obstétrica, nutricionista clínica, assistente social e psicóloga e também atividades complementares.

Como participar: procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência e comunique o desejo de participar dos encontros.

OFICINA DOCE INFÂNCIA

A “Oficina Doce Infância” é um espaço especial voltado para crianças, onde a criatividade, o aprendizado e a diversão se encontram em uma tenda montada especialmente para a garotada colocar a mão na massa.

A oficina normalmente é indicada para crianças de 5 a 10 anos e a participação é gratuita. A atividade já foi realizada em diversos bairros e sempre quando é programada uma nova edição, o Fundo Social abre inscrições antecipadas através da divulgação no site e redes sociais para que as crianças possam participar

ARRECADAÇÃO PERMANENTE

O Fundo Social de Solidariedade de Cajamar realiza doações ao longo do ano, auxiliando as famílias em situação de vulnerabilidade social do município, portanto, mantém as arrecadações permanente, ou seja, as doações são sempre bem-vindas. O objetivo é manter um estoque regular de alimentos para atender todas as famílias.

As doações podem ser feitas diretamente na sede do Fundo Social, localizada na Av. Arnaldo Rojek nº 403. A participação de todos é fundamental para o sucesso da campanha. Faça sua parte e ajude a construir uma cidade mais solidária e justa para todos. Junte-se ao Fundo Social de Solidariedade de Cajamar e faça a diferença na vida de muitas pessoas!

GASTRONOMIA SOLIDÁRIA

O centro profissionalizante na “Gastronomia Solidária” visa oferecer cursos dentro da área de gastronomia a munícipes em vulnerabilidade social e econômica, dando a eles um rumo à autonomia financeira. Os cursos oferecidos gratuitamente tornam os novos profissionais de cozinha aptos a realizar suas funções de acordo com as necessidades do mercado, oferecendo excelência, disciplina e inovação.
Além da formação profissional, a “Gastronomia Solidária” apresenta diferentes ferramentas de conscientização sobre desperdício e aproveitamento total dos alimentos, gerando possibilidades de empreender e conectar pessoas através da gastronomia e tornar o ambiente em que vivem mais sustentável.

VIVA LEITE

O Projeto Vivaleite é o maior programa de distribuição gratuita de leite pasteurizado do Brasil. O Fundo Social de Solidariedade é o responsável pela entrega dos leites para as famílias em nossa cidade.

Podem participar, mediante a disponibilidade de vagas pelo Governo do Estado de São Paulo, as famílias com crianças de 6 meses até 5 anos e 11 meses que estejam inscritos no Cadastro Único como responsável familiar e estar com o cadastro atualizado. Para se inscrever, basta levar a ficha resumo do Cadastro Único na sede do Fundo Social.


Link original: https://cajamar.sp.gov.br/governo/fundo-social-de-solidariedade/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo