Educação para o Trânsito (eTrânsito)


Clique na imagem para baixar e compartilhar!

AJUDE-NOS A SALVAR VIDAS: COMPARTILHE!

Toda semana tem um post diferente para você compartilhar nas suas redes sociais e ajudar a tornar o trânsito da nossa cidade mais seguro. Faça a diferençe!


A CULTURA DE PAZ E ACALMAMENTO NO TRÂNSITO

Clique aqui para baixar e compartilhar este vídeo

Redução de velocidade como alternativa para melhorar e tornar o meio urbano mais calmo.

A velocidade é um dos principais fatores de risco para os sinistros de trânsito. Segundo o estudo: Análise e Prevenção de Acidentes, produzido por Erik Rosén e Ulrich Sander, o risco de morte de um pedestre em caso de atropelamento está diretamente relacionado com a velocidade de impacto com o veículo.

Segundo o estudo, o risco percentual de morte de um pedestre em um atropelamento com velocidade de impacto de 60 km/h é de acima de 90%. Reduzindo essa velocidade para 40 km/h, o risco diminui para aproximadamente 30%.

Outras intervenções de engenharia também podem ajudar no acalmamento de ambientes urbanos, como a redução nos raios das esquinas em interseções urbanas. Segundo Rafael Szeliga, no artigo: Velocidade Veicular no Movimento de Conversão em Cruzamentos Urbanos, reduzir os raios de 10 metros para 5 metros auxilia na redução de 30% das velocidades médias em conversões.

Lombadas e travessias elevadas também são dispositivos que impactam positivamente no acalmamento do tráfego no meio urbano. De acordo com Eduardo Cesar Amancio, no estudo: Impacto de lombadas e travessias elevadas na velocidade de veículos de passeio baseado em dados naturalísticos, estima-se uma redução de 43% na velocidade média dos automóveis ao se aproximar de uma lombada ou travessias elevada.

Por isso, é importante que os gestores públicos que atuam com mobilidade urbana e segurança viária, fiquem atentos a essas possibilidades de intervenção nas vias, respeitando os parâmetros e critérios para uma implantação desse tipo.

Os usuários das vias – do pedestre ao motorista – também podem fazer a sua parte quando estiverem nos deslocamento diários, respeitando as leis de trânsito e tornando os ambientes mais calmos, harmônicos e seguros.

Responsabilidade compartilhada

A segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada entre todos nós. Fique sempre atenta(o) ao seu entorno quando transitar pelas vias e proteja principalmente os mais vulneráveis, principalmente, os pedestres, ciclistas e motociclistas.

Paz no trânsito começa por você!


Estacione somente em local permitido, principalmente no entorno das escolas!

Clique na imagem para baixar e compartilhar!

Levar e buscar os filhos na escola é mais que uma rotina, é um ato de amor. Queremos vê-los ir e voltar da escola com segurança. Para isso, é necessário parar em local correto para evitar acidentes.

Jamais pare em fila dupla, pois pode acontecer um atropelamento. A criança pode não ser vista no ponto cego ou um motociclista imprudente pode atingi-la se estiver no corredor.

Se precisar aguardar, não estacionem em frente de garagem, especialmente se tiver que deixar o carro, alguém pode precisar sair com urgência e você terá bloqueado a saída.

Também é proibido parar nas esquinas a menos de 5 menos, mesmo para embarque e desembarque, em vagas de uso exclusivo ou em local sinalizado como proibido.

Confira a regulamentação de parada e estacionamento, segundo o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, nos artigos 181, 182 e 183:

Clique aqui para baixar e compartilhar este vídeo

Proibido parar e estacionar:

  • Afastado da guia;
  • Calçadas e canteiros;
  • Ciclovia ou ciclofaixa;
  • Contramão;
  • Cruzamentos e esquinas;
  • Estradas e acostamentos;
  • Faixa de pedestres;
  • Fila dupla;
  • Local sinalizado;
  • Viadutos, pontes e túneis.

Proibido estacionar (permitido o embarque e desembarque quando não sinalizado):

  • Guia rebaixada (garagem);
  • Impedindo a movimentação de outros veículos;
  • Junto a hidrantes;
  • Ponto de ônibus;
  • Vagas reservadas.

Dê o exemplo a seus filhos: mostre que tem empatia, respeito e prudência!


Maio Amarelo 2023

Clique na imagem para acessar o material

Semana do Trânsito 2023

Clique na imagem para acessar o material



Link original: https://cajamar.sp.gov.br/mobilidade/etransito/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo