EMEB desenvolve projeto de Múltiplas Linguagens em Cajamar

O projeto prevê a realização de oficinas realizadas pelos alunos da escola
Publicada em 19/05/2017 às 14:47 | Departamento de Comunicação e Imprensa
O projeto prevê a realização de oficinas realizadas pelos próprios alunos, nas quais apresentam parte do aprendizado adquirido a partir das ações do Projeto Institucional Múltiplas Linguagens no Cotidiano Escolar, na próprio da Unidade Escolar.

Sob o tema resíduos sólidos, denominado “SUSTENTA-HABILIDADE”, tanto alunos do segmento Fundamental I (crianças de 6 a 10 anos) com Educação de Jovens e Adultos escolhem como vão apresentar para os demais alunos o que aprenderam nas aulas.

Os professores atuam como mediadores e dessa forma, os alunos que estão em faixa-etária, séries/termos diversos podem compartilhar e participar conteúdos que não estão previstos para sua série, criando uma multiplicidade de aprendizagens como prevê o Projeto Múltiplas Linguagens, fundamentado na teoria do desenvolvimento das inteligências múltiplas de Gardner.

O propósito do projeto é fazer com que os alunos aprendam-ensinando e ensinam-aprendendo. Os trabalhos ocorrem em várias etapas, são ações diversas e permanentes que acontecem no dia-a-dia escolar, com os alunos do ensino Fundamental e EJA, sempre levando em consideração o tema escolhido e uma das etapas são as oficinas e seminários, momentos em que expressam o que aprenderam. Na dinâmica das oficinas, cada oficina ganha uma cor, os alunos, por sua vez, recebem um cartãozinho com uma cor, a cada tempo determinado, eles circulam pelas oficinas a partir da cor do seu cartão.

Cada classe tem uma oficina por período, manhã, tarde e no EJA, ainda elaborads pelos monitores escolares, totalizando 19 (dezenove) oficinas. A comunidade escolar e pais recebem convites e os alunos são convidados a prestigiar os colegas dos turnos opostos. “Já começam desde pequenos, separar e aproveitar.

Nunca tinha presenciado algo assim, até eu aprendi um pouco”, relata a mãe de um dos alunos. “Aprendi que jogamos coisas fora que podemos aproveitar, sempre falava pro meu filho, mostrando na escola, eles acreditam no que falamos, algo simples faz a diferença”, disse Maria José mãe de aluno. “A mais legal foi a oficina da limpeza da água. Não sabia que terra limpava a água”.

As oficinas realizadas pela manhã foram:

1º ano A / profª Elaine–purificação da água suja;

2º ano A/ profª Andreia – reaproveitamento de resíduos orgânicos;

2º ano B/profª Raquel – pequenas atitudes fazem a diferença (confecção de instrumentos musicais);

3º ano A / profª Adriana – jogos e maquetes confeccionadas artesanalmente;

4º ano A /profª Silvana – brinquedos e objetos reciclados;

5º ano A / profª Rosana – coleta de óleo /poluição das águas/brincadeira;

5º ano B/profº Diego – desmatamento/Reciclagem de papéis.

No dia posterior às oficinas, os alunos realizam seminários, expondo o que mais chamou atenção e o que aprenderam durante o projeto. Momento em que é possível avaliar os resultados das aprendizagens adquiridas.

A EMEB FERNANDO PUPO MASSAGARDI atende alunos de ensino Fundamental I – EJA Gestão: Joyce Mateus (Diretora), Val Alves (Assessora Pedagógica) e Val Lage (Assistente De Direção) Projeto Sustenta-Habilidade –Rede / Múltiplas linguagens.

Mais notícias sobre Secretaria de Educação
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2017/05/19/emeb-desenvolve-projeto-de-multiplas-linguagens-em-cajamar/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo