Palestra alertou sobre a importância da hidratação dos idosos

Equipe de Nutrição orientou como manter a saúde na fase de envelhecimento
Publicada em 21/12/2017 às 08:18 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Quem compareceu a palestra na UBS do Polvilho, no último dia 7 de dezembro, aprendeu a importância que o alimento tem para prevenir algumas questões da idade. De acordo com a Divisão de Nutrição do município as dicas também valem para qualquer fase da vida.

A equipe explicou que com o avanço da idade, pode ocorrer a perda de massa muscular, aumentando o risco de quedas e fraturas. A manutenção da massa muscular fica por conta principalmente dos alimentos fontes de proteína, como carne, frango, peixe, leite e feijão.

O zinco é outro importante aliado da alimentação presente no peixe, fígado, carnes vermelhas e cereais integrais, que mantém a memória, ajuda na cicatrização e no sistema imunológico (defesa do organismo).
Frutas, verduras, legumes, além de fornecerem vitaminas e minerais, também possuem fibras que favorecem o funcionamento do intestino, garantem a saciedade e diminuem o colesterol.

“Para ter uma vida saudável é fundamental a prática de atividade física e uma alimentação equilibrada”, justificou a nutricionista Anna Priscylla Teixeira, que também ressaltou a importância da exposição ao sol para a produção de vitamina D e a absorção do Cálcio.

Sobre a hidratação, a equipe disse que são recomendados 2 litros de água por dia para regular a temperatura do corpo e a pressão arterial, melhorar o funcionamento do intestino, evitar cãibras e transportar os nutrientes dentro do sangue.

Para estimular a ingestão hídrica, a equipe elaborou receitas e degustação de águas aromatizadas, como por exemplo, laranja, pepino e limão, abacaxi e maçã, todas preparadas sem adição de açúcar, usando apenas a fruta para dar sabor ao líquido.“A água não pode ser substituída por suco, café ou chá”, concluíram.

Mais notícias sobre Secretaria de Saúde
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2017/12/21/palestra-alertou-sobre-a-importancia-da-hidratacao-dos-idosos/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo