Nutrição realiza palestra sobre Alimentação Cardioprotetora Brasileira
Proposta elaborada pelo Hospital do Coração e o Ministério da Saúde objetiva prevenir doenças cardiovasculares

Através de recurso lúdico, os alimentos são associados às cores da bandeira do Brasil, ajudando a população a entender quais são os alimentos e quantidade que deve ser consumida, respeitando o acesso desses alimentos nas diferentes regiões do Brasil.
Nesta nova proposta os alimentos são divididos em grupos, são eles: verde, amarelo e azul, que classificam os alimentos e mostram como consumi-los da maneira correta.
O grupo verde sugere alimentos que devem ser consumidos diariamente, como verduras, legumes, frutas, leguminosas (feijão, soja, ervilha e lentilha) leite e iogurte natural desnatado.
No grupo amarelo aparecem aqueles alimentos que devemos consumir de forma moderada, como pães (francês, caseiro e integral), arroz branco e integral, tubérculos (batata, mandioquinha e mandioca), farinhas, castanhas, doces caseiros simples de frutas, como goiabada, cocada e óleo vegetais (soja, canola, milho e azeite de oliva).
E no grupo azul os alimentos que precisam ser consumidos em menor quantidade e frequência, como carne bovina, suína, frango e peixe, queijos, manteiga, ovos e doces caseiros como pudim e bolo.
A alimentação cardioprotetora conta também com o grupo vermelho, que são os alimentos ultraprocessados, como os biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes e outros, ricos em gordura, sal, corantes, conservantes e açúcar e devem ser evitados.
-
A Divisão de Nutrição em parceria com as estagiárias, estudantes de Nutrição da Unip, apresentaram na UBS do Polvilho, mudanças na alimentação, proposta pela “Alimentação Cardioprotetora”,
Mais notícias sobre Secretaria de Saúde
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2018/06/15/nutricao-realiza-palestra-sobre-alimentacao-cardioprotetora-brasileira/