Projeto Ver e Viver entrega óculos para crianças em Cajamar
Cerimonia de entrega aconteceu no último sábado (25) no Ginásio de Cajamar-Centro
Nos últimos meses, cerca de 5.412 crianças do 1º ao 5º ano de escolas de Ensino Fundamental passaram pela triagem, onde foram realizadas 700 consultas em clínicas oftalmológicas e 197 crianças foram diagnosticadas com alguma alteração na visão. Para isso, coordenadores pedagógicos e professores foram capacitados e realizaram a triagem de acuidade ocular nos alunos da rede pública do município.
O prefeito Danilo Joan destacou a importância de projetos que oportunizam escolhas para os alunos da rede municipal. “Foi emocionante participar da entrega de óculos a centenas de crianças cajamarenses. Resultado de uma grande parceria entre o Poder Público e empresas privadas. Agradeço a todos os envolvidos pela dedicação a esse trabalho e as empresas por essa parceria que nos dá muito orgulho”, enfatizou.
O Ver e Viver foi implantado pela Fundação ArcelorMittal e tem como objetivo diagnosticar problemas de visão em crianças das escolas públicas municipais, do ensino fundamental I. O projeto também conta com a parceria entre as empresas Mac Luccer Empreendimentos, Armatrel, Lajes Alveolares Puma, LMD construções com o apoio da Fundação ArcelorMittal e da Prefeitura de Cajamar.
O coordenador de projetos da ArcelorMittal, Paulo Roberto Olibeni, sabe bem do impacto que o Ver e Viver pode ter na vida de uma criança. “Para nós, educação é primordial para o crescimento do país. Nos orgulhamos de parcerias como essa e outras que teremos com a Prefeitura de Cajamar que ajudarão a mudar vidas. Agora essas crianças conseguem estudar”, avalia.
Para o morador do Guaturinho, Robi Júnior, pai do aluno Jonatham de 8 anos, o programa deu uma nova oportunidade ao meu filho de enxergar bem. “Se não fosse o projeto, teríamos que adicionar mais um gasto em nossa renda familiar. Não sei quando teríamos condições. E o que me chamou atenção é que as crianças puderam escolher a armação de que mais gostavam. Meu filho escolheu a armação que ele mais gostou”, afirma.
Outras 1.150 crianças serão beneficiadas
Durante o evento, Paulo Oliveni comentou que outras 1.150 crianças que entraram no 1º ano do Ensino Fundamental tinham ficado fora do projeto, e após um acordo em conjunto com empresas e Prefeitura Municipal, foi decidido estender o programa. “Após as férias escolares outras 1.150 crianças de Cajamar serão colocadas no programa e receberão os óculos gratuitamente”, anunciou.
Mais notícias sobre Secretaria de Educação
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2019/05/27/projeto-ver-e-viver-entrega-oculos-para-criancas-em-cajamar/