Cajamar adota medidas de bloqueio para conter o avanço do sarampo

Em todas as unidades de saúde, onde são realizadas as vacinações de rotina, é possível realizar atualização de cadernetas e vacinação contra o sarampo, conforme orientações do Ministério da Saúde
Publicada em 14/08/2019 às 14:19 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Crianças, adolescentes e jovens adultos com idade entre 1 e 29 anos devem ter duas doses da vacina.
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e das Unidades de Saúde, está trabalhando para interromper a cadeia de transmissão dos casos suspeitos de sarampo em Cajamar. Em casos de suspeitas, as equipes realizam o bloqueio vacinal, que é a busca das pessoas que tiveram contato com o paciente, em casa, escola ou trabalho, para indicar ou realizar o reforço da vacinação. Até a data de hoje (14), o município recebeu 13 notificações suspeitas que aguardam resultados de exames ou mesmo a confirmação após a segunda amostra.

Em todas as unidades de saúde, onde são realizadas as vacinações de rotina, é possível realizar atualização de cadernetas e vacinação contra o sarampo, conforme orientações do Ministério da Saúde. “Estamos em contato permanente com o Governo Estadual e também com o Ministério da Saúde solicitando reforço no nosso abastecimento de vacinas para que possamos garantir a proteção necessária aos nossos munícipes”, informa a secretária municipal de Saúde, Dra. Patrícia Hadadd.

A vacina indicada é a tríplice viral, que está prevista no Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e é aplicada aos 12 meses de idade, com reforço aos 15 meses. A dose garante imunização contra sarampo, rubéola e caxumba. Crianças, adolescentes e jovens adultos com idade entre 1 e 29 anos devem ter duas doses da vacina. Quem tem entre 30 e 59 anos precisa ter, pelo menos, uma dose comprovada.

O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo se tornar grave especialmente em crianças e adultos jovens. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções respiratórias, e os principais sintomas são febre alta (acima de 38,5º) e manchas vermelhas pelo corpo (com início na face e atrás das orelhas), acompanhadas de tosse, coriza ou conjuntivite.

A forma mais eficaz de prevenir o sarampo é a vacina, mas é importante lembrar que a dose é contraindicada para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos. Em caso de dúvida, procure uma unidade de saúde ou entre em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone 4408-5548.

Municípios paulistas que se encontram em situação de surto de sarampo no período da Semana Epidemiológica:

Atibaia
Barueri
Caçapava
Caieiras
Campinas
Carapicuíba
Diadema
Embu
Estrela D’Oeste
Fernandópolis
Francisco Morato
Guarulhos
Hortolândia
Indaiatuba
Itapetininga
Itaquaquecetuba
Jales
Jundiaí
Mairiporã
Mauá
Mogi das Cruzes
Osasco
Peruíbe
Pindamonhangaba
Praia Grande
Ribeirão Pires
Ribeirão Preto
Rio Grande da Serra
Santo André
Santos
São Bernardo do Campo
São Caetano do Sul
São José do Rio Preto
São José dos Campos
São Paulo
Sorocaba
Sumaré
Taboão da Serra
Mais notícias sobre Secretaria de Saúde
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2019/08/14/cajamar-adota-medidas-de-bloqueio-para-conter-o-avanco-do-sarampo/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo