Desenvolvimento Econômico abre cursos de capacitação profissional
Os cursos são parte do PROCAP Cajamar – Programa Municipal de Capacitação Profissional em parceria com o CIC e o Centro Paula Souza
As aulas acontecerão na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cajamar localizada na Rua Avelino Toledo de Lima, 208 – Jordanésia.
O primeiro módulo terá início no dia, 07, de outubro e serão ao todo sete cursos oferecidos em parceria com o CIC – Centro de Integração da Cidadania e o Centro Paula Souza, do Governo do Estado de São Paulo.
Segue abaixo as descrições detalhadas dos cursos e link para inscrições online:
– Assistente de Recursos Humanos.
Período: de 7 a 22 de Outubro, das 13h00 às 17h00.
Objetivo: Capacitar o aluno a executar serviços de apoio nas áreas de recursos humanos.
Conteúdo:
– Rotinas de admissão; arquivos do departamento de pessoal; exame médico; contrato de trabalho e cadastramento no PIS; faltas justificadas, Fundo de Garantia por tempo de serviço – FGTS; jornada de trabalho, folha de pagamento e remuneração; salário periculosidade e insalubridade; adiantamento salarial, salário-família e benefícios previdenciários; descanso semanal remunerado (DSR), horas extras e descontos; pró-labore; 13º salário e férias; tabela de incidência de descontos e horas extras sobre as principais verbas; contribuição sindical e ao PIS; vale-transporte; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA; segurança e higiene no trabalho; trabalho da mulher, creche, trabalho noturno e temporário; trabalho doméstico; cadastramento no PIS; rotinas de desligamento, verbas rescisórias e seguro-desemprego; rotinas de fiscalização do trabalho e da previdência.
Metodologia: Ativo-participativa, com dinâmicas de grupo, exposição dialogada e complementada com material didático;
Avaliação: avaliação escrita; avaliação de participação e autoavaliação.
Link para inscrição:
https://forms.gle/kKJab4doim9uwAF97
– Assistente de Logística.
Período: de 7 a 22 de Outubro, das 18h30 às 22h30.
Objetivo: Capacitar o aluno para atuar como assistente nas atividades relacionadas à área de logística, em especial naquelas voltadas à movimentação e armazenamento de materiais e produtos acabados.
Conteúdo:
Administração de logística; compra de materiais e equipamentos; departamento de compras: cinco objetivos básicos do departamento;gestão de estoques: objetivos e controle; conceito de Logística empresarial e de abastecimento; administração de materiais: importância, responsabilidade, atribuições e terminologias; classificação, codificação e descrição dos materiais; embalagens: tipos e suas utilizações e Sistema 5S; inspeção e armazenamento de materiais; acompanhamento de prazo de entrega de mercadorias aos clientes; negociação de preços com fornecedores; controle de custos de frete; entrada de notas fiscais; fluxo de documentos; relatórios de acompanhamento logístico; sistema e controle da informação.
Metodologia: Ativo-participativa, com dinâmicas de grupo, exposição dialogada e complementada com material didático;
Avaliação: avaliação escrita; avaliação de participação e auto avaliação.
Link para inscrição:
https://forms.gle/DKUCfLtjTGFzh348A
– Assistente Administrativo
Período: de 11 a 26 de Novembro, das 13h00 às 17h00.
Objetivo: Capacitar o aluno pra realizar atividades de rotinas administrativas, organização de documento e apoio logístico no ambiente de trabalho da empresa, de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade.
Conteúdo:
Perfil profissional e responsabilidades do assistente administrativo; principais funções administrativas; ambiente de trabalho e relações humanas; correio eletrônico e telefone como ferramenta de comunicação; atualização de agendas, programação e organização de reuniões; arquivos de documentos; localização, atualização, controle e trâmites de entrada e saída de documentos e correspondências; otimização de comunicações e atendimento ao público interno e externo; elaboração de relatórios e planilhas; acompanhamento de processos administrativos; rotinas de apoio na área de recursos humanos; noções básicas de logística.
Metodologia: Ativo-participativa, com dinâmicas de grupo, exposição dialogada e complementada com material didático.
Avaliação: avaliação escrita; avaliação de participação e auto avaliação.
Link para inscrição:
https://forms.gle/UUDnFcYgScw2bbMHA
– Assistente Contábil:
Período: de 11 a 26 de Novembro, das 08h00 às 12h00.
Objetivo: Capacitar o aluno para atuar em empresas industriais, comerciais e de serviços, em especial escritórios de contabilidade, auxiliando na execução das rotinas contábeis.
Conteúdo:
Princípios fundamentais de contabilidade; conceituação de patrimônio; aspectos gerais da estrutura contábil de empresas comerciais, industriais e de serviços; organização de documentos e sua classificação contábil; registros de atos e fatos contábeis; escrituração contábil; contas, conceito e classificação; lançamento contábil; método das partidas dobradas; operação com mercadorias; noções gerais sobre cálculo de impostos; elaboração de demonstrações financeiras, emissão de notas fiscais de venda e de transferência; conciliação de contas e preenchimento de guias de recolhimento; despesas, receitas e resultado; balanço patrimonial;
Metodologia: Ativo-participativa, com dinâmicas de grupo, exposição dialogada e complementada com material didático.
Avaliação: avaliação escrita; avaliação de participação e auto avaliação.
Link para inscrição:
https://forms.gle/u6D6PiaQEPgqeMdc9
– Estoquista almoxarife:
Período: de 23 de Outubro a 07 de Novembro, das 18h30 às 22h30.
Objetivo: Capacitar o aluno para recepcionar, conferir e armazenar produtos e materiais em almoxarifados, fazer os lançamentos da movimentação de entradas e saídas nos estoques, distribuir produtos e materiais a serem expedidos e organizar o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados.
Conteúdo:
As funções de almoxarifado e dos estoques; o espaço físico e o leiaute; documentos utilizados nos locais de armazenagem; movimentação e armazenamento de materiais; manuseio de materiais e os equipamentos necessários; controle de materiais; classificação de materiais e codificação; planejamento para levantamento do inventário; o método ABC de materiais e estoques; ferramentas informatizadas para gestão e controle de materiais; critérios de avaliação de estoques: PEPS, UEPS e custo médio; atualização e registro de estoques; estoque mínimo; controle de qualidade; normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho no almoxarifado; equipamentos de proteção individual e coletiva.
Metodologia: Ativo-participativa, com dinâmicas de grupo, exposição dialogada e complementada com material didático.
Avaliação: avaliação escrita; avaliação de participação e auto avaliação.
Link para inscrição:
https://forms.gle/cyi7c9Zyx4y76VfE8
– Assistente Financeiro e de Tesouraria:
Período: de 23 de Outubro a 07 de Novembro, das 18h30 às 22h30.
Objetivo: Capacitar o aluno para auxiliar nas rotinas das áreas comerciais, visando o controle de contas a pagar e receber e controlando o fluxo de caixa.
Conteúdo:
Introdução às finanças; cálculo de finanças; introdução ao crédito; análise de demonstrativos financeiros; títulos de crédito; tesouraria; fluxo de caixa; formas de pagamento; contas a pagar; contas a receber.
Metodologia: Ativo-participativa, com dinâmicas de grupo, exposição dialogada e complementada com material didático.
Avaliação: avaliação escrita; avaliação de participação e auto avaliação.
Link para inscrição:
https://forms.gle/cPVFUeDvx472vViL8
Informações: 4447-2030.
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Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2019/10/02/desenvolvimento-economico-abre-cursos-de-capacitacao-profissional/