Prefeitura intensifica ações para prevenir ocorrências com escorpiões

Em 2020, foram contabilizadas 70 reclamações envolvendo escorpiões. Destas, 13 são referentes a acidentes por picadas. Estes números levaram a equipe a alçar outras estratégias de controle, a fim de minimizar os riscos de novos registros.
Publicada em 11/01/2021 às 10:33 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Para quem encontrar um escorpião em casa, a recomendação é acionar a Divisão de Zoonoses, pelo telefone 4447-5107. Foto: SECOM

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Controle de Zoonoses, vem intensificando as ações de combate aos escorpiões, desenvolvendo medidas preventivas em todo o município. Os trabalhos de controle de escorpiões são realizados ao longo do ano, com maior intensidade nas épocas de Primavera e Verão, em razão das características biológicas desses animais.

Segundo a médica veterinária da Divisão de Zoonoses, Juliana Prando Bittencourt Moreira, as altas temperaturas entre Primavera/Verão favorecem a proliferação dos escorpiões. “É de extrema importância que as pessoas façam limpezas periódicas de suas residências, principalmente, se forem casas mais antigas, como porões, sem rebocos com buracos nas paredes e outros locais fechados, usados como depósito de materiais, que viram ambiente favorável para procriação de escorpiões e de outros animais peçonhentos. Além disso o quintal deve ser sempre limpo, o jardim sempre bem capinado e uma outra medida importante é implantar ralos “abre e fecha” na residência , pois o esgoto é um local comum de entrada dos escorpiões. Os cuidados devem ser redobrados também em imóveis onde haja aglomerações de madeiras e entulhos”.

Em caso de picada, a pessoa precisa procurar assistência médica imediatamente. Se possível, deve levar o animal, em um recipiente de vidro, para ser identificado, o que garante a eficácia do socorro médico. Para quem encontrar um escorpião em casa, a recomendação é acionar a Divisão de Zoonoses, pelo telefone 4447-5107. É importante adotar esse procedimento ainda que o animal tenha sido morto.

O escorpião é um aracnídeo terrestre de hábitos noturnos: esconde-se durante o dia em locais como terra, áreas sombreadas e úmidas, troncos de árvores, pedras, tijolos, construções, frestas de muros, dormentes de estrada de ferro, lajes de túmulos, entre outros. São animais que se alimentam de baratas, grilos, cupins e aranhas e a proliferação destes insetos favorece o surgimento de escorpiões.

Principais dicas de prevenção:

• Manter limpo os quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos, evitando acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenha;
  • Ao manusear materiais de construção, usar luvas de raspa de couro e calçados;
  • Rebocar paredes e muros que apresentem vãos e frestas;
  • Vedar soleiras de portas com rolos de areia;
  • Usar telas em ralos do chão, pias e tanques;
  • Acondicionar o lixo em recipientes fechados para evitar baratas e outros insetos que servem de alimento aos escorpiões;
  • Realizar roçada de terrenos;
  • Examinar calçados, roupas e toalhas antes de usá-los;
  • Manter berços e camas afastados das paredes.