Outubro Rosa: Saúde realiza ações de prevenção contra o câncer de mama

A iniciativa tem como intuito conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama, colo de útero e diagnóstico precoce.
Publicada em 11/10/2021 às 09:37 | Departamento de Comunicação e Imprensa

A Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com as unidades de saúde do município, iniciou essa semana as ações da Campanha Outubro Rosa em prol da prevenção ao câncer de mama.

A campanha acontecerá durante o mês de outubro em diversos bairros, com a realização de palestras sobre a prevenção do câncer de mama, coleta do exame preventivo Papanicolau, solicitação de mamografia, entre outras ações destinadas às mulheres cajamarenses.

O objetivo das ações é conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama, colo de útero e diagnóstico precoce. Serão realizadas mobilizações nas unidades de saúde dos bairros Paraíso, Belo Planalto, Polvilho, Panorama, Guaturinho, Cajamar Centro, Jordanésia, Pq. São Roberto, Maria Luiza, Km 43 e Ponunduva.

Confira a programação do mês de outubro da Secretaria de Saúde:

ESF MANOEL INÁCIO

• 08/10, das 9h as 14h: Dia D – Coleta do exame preventivo Papanicolau, palestra sobre a prevenção do câncer de mama e solicitação de mamografia (de acordo com o critério da faixa etária e fatores de risco).

ESF BELO PLANALTO

• 14 e 21/10: Consulta de enfermagem, solicitação de mamografia, sala de espera sobre a prevenção do câncer de mama.
  • Todas as quintas-feiras do mês de outubro: coleta livre demanda de Papanicolau. UBS POLVILHO e ESF PANORAMA
  • Dia D 22/10: Palestra sobre prevenção e autoexame de mama. Realização de mamografia livre demanda de acordo com a faixa etária e fatores de risco.
  • Segundas e sextas-feiras de outubro: O enfermeiro solicitará mamografia de acordo com a faixa etária e fatores de risco.

ESF GUATURINHO

• 07 e 14/10: Coleta de Papanicolau: Palestra sobre a prevenção do câncer do colo de útero e o câncer de mama em sala de espera para conscientizar a população e incentivar a realização do exame preventivo. Agendamento de Papanicolau.
  • 21/10: Roda de conversa sobre a Saúde da Mulher: Conscientização sobre o câncer de mama, esclarecimentos de dúvidas de como realizar ou autoexame.
  • 28/10: Coleta de Papanicolau: Palestra em sala de espera para conscientizar a população e incentivar a realização do exame preventivo Entregar de folhetos informativos Agendamento de Papanicolau.

ESF CAJAMAR CENTRO

• Dia D 14/10: Atendimento Saúde da Mulher: Gestantes e mulheres receberão atendimento da equipe de saúde na unidade, painel explicativo sobre o câncer de mama e café da manhã para as pacientes.
  • Todas terças e quintas do mês de outubro: coleta livre demanda do Papanicolau e solicitação de mamografia (de acordo com o critério da faixa etária e fatores de risco)

UBS JORDANÉSIA e ESF JORDANESIA

• A partir do dia 04 de outubro, de segunda a sexta feira das 9h às 15h: Consulta de enfermagem, coleta de exame preventivo Papanicolau livre demanda e encaminhamento para realização de mamografia (de acordo com a faixa etária)

UBS PQ. SÃO ROBERTO

• Dia D 22/10: Palestra sobre câncer de mama, solicitação de mamografia (de acordo com o critério da faixa etária e fatores de risco).

ESF MARIA LUIZA

• Durante todo o mês de outubro: Busca ativa de mulheres entre 25 e 64 anos com exame preventivo Papanicolau atrasado. Solicitação de mamografia (de acordo com o critério da faixa etária e fatores de risco).
  • 15/10: Ação de promoção na unidade: mulheres serão convidadas para a roda de conversa sobre o autoexame preventivo do câncer e reprodução familiar. Sala de espera com distribuição de folders com esclarecimentos sobre DST e autocuidado.

ESF KM 43

• 06/10: Palestra de conscientização sobre o câncer de mama e solicitação de mamografia de acordo com faixa etária e fatores de risco.
  • Todas as sextas feiras do mês do outubro: Realização de coleta de Papanicolau com agendamento prévio na unidade.

ESF PONUNDUVA

• Dia D 22/10: Palestra sobre a importância dos exames preventivos na saúde da mulher e uma roda de conversa sobre a lei maria da penha com a equipe de saúde e guarda civil municipal.
  • Todas as sextas feiras do mês de outubro: Coleta de Papanicolau e entrega de encaminhamento para realizar a mamografia.

Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2021/10/11/outubro-rosa-saude-realiza-acoes-de-prevencao-contra-o-cancer-de-mama/