Prefeitura de Cajamar intensifica ações de combate ao Aedes aegypti

Além das ações, município pede ajuda da população para colaborar com os cuidados em seus imóveis para eliminar focos do mosquito
Publicada em 14/02/2024 às 20:26 | Comunicação e Gestão de Eventos

Diante do aumento no número de casos de dengue em todo o país, a Prefeitura de Cajamar reforça as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Agentes de combate a endemias têm feito bloqueio vetorial, tratamento químico em depósitos, monitoramento de armadilhas, além de visitas domiciliares e orientação a moradores.

O município está priorizando visitas orientando e notificando moradores e proprietários de terrenos quanto às atitudes simples para evitar o acúmulo de água, como a verificação de calhas, caixas d’água, pneus descartados, vasos de plantas piscinas e reservatórios para encontrar focos do inseto. Outro processo que continua sendo feito são as nebulizações nos bairros com casos confirmados da doença. A nebulização consiste na liberação do inseticida no ar, passando pelas ruas para eliminar os mosquitos.

De acordo com a chefe de divisão da Zoonoses de Cajamar, Marcela Galaschi, a gestão precisa do apoio da população para combater o Aedes. “Estamos trabalhando com o monitoramento dos casos de arboviroses, que são dengue, zika e chikungunya em Cajamar. E queremos chamar a população para essa responsabilidade de estar com a gente na luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor dessas doenças”, disse.

Medidas que a população pode adotar:

• Verificar diariamente a parte interna e externa das residências e eliminar criadouros;
  • Manejo e destinação correta do lixo doméstico produzido nos imóveis;
  • Manter bem fechado todos os recipientes que sirvam como depósito de água;
  • Trocar diariamente a água dos animais de estimação, lavar e higienizar os recipientes;
  • Esvaziar diariamente os recipientes que possam servir como pingadeiras das centrais de ar-condicionado.

Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2024/02/14/prefeitura-de-cajamar-intensifica-acoes-de-combate-ao-aedes-aegypti/