Cajamar realiza evento sobre o Movimento da Luta Antimanicomial

A palestra, intitulada "Holocausto Brasileiro", foi ministrada pela jornalista Daniela Arbex e aconteceu na Câmara Municipal de Cajamar
Publicada em 24/05/2024 às 16:30 | Comunicação e Gestão de Eventos

Na última quarta-feira (22), a Secretaria Municipal de Cajamar, em parceria com a Rede de Atenção Psicossocial Regional – RAPS, realizou um evento em comemoração ao Movimento da Luta Antimanicomial. A palestra, intitulada “Holocausto Brasileiro”, foi ministrada pela jornalista Daniela Arbex e aconteceu na Câmara Municipal de Cajamar.

O Movimento da Luta Antimanicomial é uma causa essencial que defende os direitos das pessoas com sofrimento mental, lutando contra o estigma e a exclusão social que muitas vezes acompanham esses indivíduos sob o pretexto de tratamento psiquiátrico. Esse movimento visa garantir que as pessoas em sofrimento psíquico grave sejam tratadas com dignidade e respeito, promovendo a inclusão social e a melhoria na qualidade de vida.

Durante a palestra, Daniela Arbex destacou a trágica história do Holocausto Brasileiro, que resultou na morte de 60 mil pessoas na cidade de Barbacena, Minas Gerais. O caso ocorreu no Hospital Colônia, o maior hospital psiquiátrico da época, e é um capítulo sombrio da história brasileira que ainda reverbera na luta por um tratamento mais humano e justo para as pessoas com transtornos mentais.

O evento contou com a participação de representantes dos municípios de Cajamar, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã, que integram a Rede de Atenção Psicossocial Regional – RAPS. A parceria entre essas cidades é fundamental para a promoção de ações que combatam o preconceito e promovam a reintegração social dos pacientes psiquiátricos.