Grupo Boticário inaugura novo centro de distribuição no município de Cajamar
O Grupo Boticário anuncia a inauguração do seu novo Centro de Distribuição (CD) localizado em Cajamar, região metropolitana de São Paulo (SP). Unindo tecnologia, inovação e sustentabilidade, o investimento de aproximadamente R$150 milhões representa mais uma etapa do comprometimento da empresa em atender às demandas de um mercado cada vez mais exigente, ágil e sustentável. Além de potencializar a capacidade logística do Grupo, o CD marca também o lançamento do Polo da Beleza de São Paulo, que tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde estão localizados, reforçando o seu propósito de criar oportunidades para a beleza transformar a vida das pessoas e o mundo ao nosso redor.
Com cerca de 30 mil m², o CD de Cajamar atenderá pedidos de todo o Brasil para o marketplace Beleza na Web (BLZ) e pedidos de São Paulo para as marcas B2B do Grupo, como Eudora, Vult, Quem disse, Berenice?, O.U.I., Dr. JONES, TRUSS Professional, Au.migos Pets, bem como para as licenciadas Australian Gold, Bio-oil, Pampers e Nuxe. “Cajamar é um ponto estratégico para a logística do Grupo Boticário. A nova unidade irá contribuir para a diminuição do tempo de entrega dos produtos, a previsão é reduzir em até 50%, melhorando ainda mais o nível da qualidade do serviço de atendimento para nossos clientes”, afirma Sergio Sampaio, vice-presidente de Operações do Grupo Boticário.
Pilares transversais na estratégia do Grupo, inovação, tecnologia e sustentabilidade estão presentes na estrutura da nova unidade de distribuição. Este é o primeiro Centro de Distribuição da empresa a ter uma tecnologia de AutoStore (para a operação B2B) – solução robótica compacta de armazenamento e separação de peças que se adapta às demandas, que irá contribuir significativamente na capacidade de separação de produtos e armazenagem a partir do segundo semestre do ano. Para o marketplace Beleza na Web, a previsão é que sejam atendidos mais de 12 mil pedidos, com separação de mais de 40 mil peças por dia e possibilidade de armazenar mais de 5 mil porta pallets (representando armazenamento de mais de 8 milhões de peças). Já na operação B2B, em sua capacidade máxima de automação com AutoStore, a separação prevista é de 500 mil peças por dia e armazenagem de mais de 10 mil posições porta pallets.
Sustentabilidade
O novo Centro de Distribuição possui certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) na categoria Silver, uma das mais reconhecidas certificações em sustentabilidade de empreendimentos do mundo, que avalia práticas de construção verde e operações sustentáveis. As paredes e forros do CD foram construídas com 32 toneladas de resíduos recicláveis, sendo mais de 1,6 toneladas oriundas do programa de logística reversa do Grupo Boticário. Além disso, as práticas sustentáveis do local incluem a reutilização de caixas de papelão de outros CDs para armazenamento, o uso de capas bigbelt 100% reutilizáveis para substituir o stretch, resultando numa redução de 60 toneladas de plástico; papel kraft reciclado para o preenchimento das caixas do e-commerce (substituindo o plástico bolha), uma desfragmentadora de papelão, docas vazadas que garantem conforto térmico e climatização natural, e placas solares para a geração de energia.
Geração de emprego e capacitação de mão de obra feminina – impactando a vida das pessoas
Com a nova instalação, o Grupo Boticário passou a empregar diretamente mais de 400 pessoas na região, além de outras 250 pessoas empregadas de forma indireta. Além de potencializar o desenvolvimento local e trazer avanços para os compromissos da agenda 2030 da empresa de contribuir ativamente para a redução da desigualdade social da população em geral, entre 2023 e 2024, foram oferecidas gratuitamente oportunidades de capacitação profissional. As vagas foram intencionalmente ofertadas para mulheres em situação de vulnerabilidade social e residentes no município de Cajamar, visando impulsionar a equidade de gênero no ambiente de operações logísticas, em parceria com o Senai e a Prefeitura de Cajamar. Foram mais de 50 mulheres concluintes no curso de auxiliar de logística, e parte delas foi contratada para trabalhar no CD.
“Esse novo investimento certamente impactará no desenvolvimento regional e na geração de renda e emprego, diretrizes do Governo do Estado de São Paulo. Além disso, fortalecerá o empreendedorismo feminino, que é uma das nossas prioridades. Temos certeza que faremos muita coisa juntos”, afirma Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.
“A inauguração deste novo Centro de Distribuição do Grupo Boticário é um marco importante para nossa cidade. Não só fortalece Cajamar como um polo logístico estratégico, mas também cria inúmeras oportunidades de emprego para os cidadãos cajamarenses. Estamos orgulhosos de colaborar com uma empresa que compartilha nossa visão de oferecer novas oportunidades e que ainda se preocupa com a sustentabilidade do município”, destaca o prefeito de Cajamar, Danilo Joan.
Polos da Beleza
Localizados estrategicamente em dois estados brasileiros: Bahia (Camaçari e São Gonçalo dos Campos) e Paraná (São José dos Pinhais), os Polos da Beleza do Grupo Boticário contribuem para o aumento da eficiência logística, produtividade, desenvolvimento sustentável e inovação – sendo, agora, ampliado com o lançamento do Polo da Beleza de São Paulo, composto por uma fábrica (São José do Rio Preto) e dois centros de distribuição (Cajamar e Registro).
Desde a inauguração do primeiro Polo da Beleza em 2021, na Bahia, o Grupo investiu mais de R$1 bilhão para continuar potencializando a capacidade de criação e produção de produtos ainda mais sustentáveis e da malha logística, aproximando a empresa ainda mais dos consumidores e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região e do país.
“Os Polos têm grande relevância na estratégia de negócios do Grupo Boticário, pois reforçam o impacto positivo que a empresa promove em todo o seu ecossistema de beleza. Isso potencializa nosso propósito: a beleza de crescer juntos, por meio da criação de oportunidades para transformar a vida das pessoas e, assim, transformar o mundo ao nosso redor”, conclui Sampaio.
Sobre Grupo Boticário
Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em mais de 40 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, Tô.que.tô, TRUSS, e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe, e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 20 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil lojas em 1.701 cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da sua jornada ESG pautada pela transparência e pela Beleza de Crescer Juntos, que reúne compromissos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 100 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em http://www.grupoboticario.com.br