“No Quintal de Alice”: Teatro, Diversão e Conscientização Contra a Dengue!

A Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, convida toda a população para prestigiar o espetáculo “No Quintal de Alice”, que será apresentado em sessão única no próximo sábado, dia 28 de junho, às 19h, no Centro Cultural de Jordanésia, localizado na Av. Arnaldo Rojek, nº 295 – Jordanésia.
A peça, encenada pela CIA Os Dengosos, é uma apresentação lúdica e educativa que aborda, de forma leve e divertida, a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Na trama, acompanhamos a história de Alice, uma menina curiosa que recebe da escola a missão de identificar possíveis focos do mosquito em sua casa. Durante a aventura, Alice enfrenta a resistência dos pais e a falta de conscientização da família, até se deparar com um quintal repleto de lixo e água parada – o cenário perfeito para a proliferação do mosquito.
Com personagens irreverentes, como Dona Barata, o mosquito Aedes aegypti e sua parceira Dengosa, a peça envolve o público com muito humor, música e interação. Além das risadas, o espetáculo traz momentos de reflexão, mostrando os sintomas da dengue e reforçando que a prevenção é uma responsabilidade coletiva.
Ao final da apresentação, a chegada da Turma do Combate e da agente de saúde Carlinha ajuda os personagens a entenderem a gravidade da situação, levando todos a se mobilizarem para limpar o quintal e, assim, deixar a mensagem de que atitudes simples podem salvar vidas.
🔸 Sobre a CIA Os Dengosos
Formada por jovens artistas cajamarenses, a CIA Os Dengosos nasceu em 2024 no coração do Centro Cultural de Cajamar. O grupo surgiu da união de atores que já faziam parte do teatro local, movidos pela paixão pelas artes cênicas e pela vontade de utilizar o teatro como ferramenta de transformação social.
O principal objetivo do grupo é levar informação, cultura, entretenimento e reflexão para a população, sempre de forma leve, criativa e bem-humorada. Além disso, a CIA está em constante processo de formação, participando de cursos e oficinas para aprimorar suas técnicas e ampliar sua atuação artística.
Mais do que um grupo teatral, a CIA Os Dengosos se consolida como um movimento cultural que busca democratizar o acesso à arte, levando seus espetáculos para praças, escolas, centros culturais e diversos espaços da cidade.
Espetáculo: “No Quintal de Alice”
Data: Sábado, 28 de junho
Horário: 19h
Local: Centro Cultural de Jordanésia – Av. Arnaldo Rojek, nº 295, Jordanésia
Entrada gratuita – sessão única!
Venha se divertir, aprender e fazer parte desse movimento de conscientização e cultura!