Polissonografia agora é realizada na casa do paciente em Cajamar

A Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um importante passo para ampliar o acesso da população a exames especializados com a implantação da polissonografia domiciliar. O exame, que até então dependia da rede estadual de saúde, agora é realizado diretamente na residência do paciente, com conforto, praticidade e acompanhamento profissional.
O procedimento é conduzido por uma equipe da Secretaria de Saúde, que leva até o morador o equipamento necessário, realiza a instalação e, no dia seguinte, retorna para a retirada do aparelho. Em seguida, o material é encaminhado para análise e emissão de laudo por um especialista. A polissonografia é essencial para analisar diversos parâmetros de saúde, como, distúrbios do sono como apneia, ronco crônico, sonambulismo e narcolepsia entre outros.
Com a implementação do exame em domicílio, a fila de espera, que ultrapassava 300 pessoas e datava de janeiro de 2023, começou a ser reduzida significativamente. A expectativa da administração municipal é de que ela seja zerada em cerca de dois meses e meio.
Essa iniciativa integra uma série de investimentos da Prefeitura de Cajamar em saúde e tecnologia para garantir diagnósticos mais ágeis e atendimento humanizado à população. Exames como ressonância magnética e raio-X também passaram por modernizações: a ressonância, que tinha uma espera de até dois anos, hoje já não possui fila; o raio-X, por sua vez, realiza mais de mil exames por mês. O objetivo da prefeitura é zerar a espera em todas as especialidades.


