Dia da Lei Maria da Penha em Cajamar: acolhimento e dignidade para as mulheres

O dia 07 de agosto lembra os 19 anos de sanção da Lei Maria da Penha, um marco no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher no Brasil. É um dia de conscientização, que lembra os avanços conquistados com a lei, e de engajamento, reafirmando a importância do compromisso de toda a sociedade com a luta contra a violência.
A Prefeitura de Cajamar atua ativamente para promover a proteção e o fortalecimento das mulheres. A Casa de Acolhimento da Mulher, por exemplo, oferece acompanhamento multidisciplinar para vítimas de violência. Ela fica na rua Oswaldo de Lorenzi, 273, em Jordanésia, e pode ser contatada pelo telefone (11) 4446-0155.
Cajamar conta ainda com a Patrulha Maria da Penha, realizada pela Polícia Municipal, que acompanha e protege mulheres que têm medidas protetivas de urgência, garantindo o cumprimento destas e oferecendo suporte.
Durante o mês de agosto, a Prefeitura promove a campanha Agosto Lilás, voltada à conscientização e combate à violência contra a mulher. A iniciativa tem como principal objetivo sensibilizar a população sobre a importância de identificar e denunciar situações de violência, além de reforçar o compromisso do município com a proteção e a dignidade das mulheres.
Para ressaltar a importância desse tema, no próximo dia 16, sábado, ocorrerá a caminhada Agosto Lilás – Quebrando o Silêncio, com concentração às 9h na praça do Parque São Roberto, onde estarão o prefeito Kauan, representantes da Casa de Acolhimento, da OAB e da Igreja Adventista.
Lembre-se: as denúncias de violência podem ser feitas de forma segura e sigilosa. Basta ligar para o número 180, que funciona 24 horas. Em casos de emergência, o número 190, da Polícia Militar, deve ser acionado imediatamente.