Contribuintes com dúvidas sobre o IPTU 2018 são atendidos
Prefeitura atendeu aos pedidos de revisão. O recadastramento iniciado em 2016 e concluído em abril de 2017 atualizou no sistema os imóveis que tiveram a área construída aumentada
Segundo ele, a partir de 2016 foi realizado um trabalho de recadastramento dos imóveis do município, ou seja, funcionários da empresa contratada pela Prefeitura, através de processo licitatório, o Consórcio Base Milênio, visitaram os imóveis e, juntamente, com a visitação in loco, a utilização de ferramentas como fotos aéreas ortorretificadas, concluíram o recadastramento produzindo além das fotos aéreas, fotos da fachada e croqui dos imóveis. Esse trabalho foi concluído em abril de 2017 e os dados inseridos no sistema surtiram efeito a partir de 2018.
Para o exercício de 2018, a Prefeitura de Cajamar efetuou o lançamento de aproximadamente 27 mil carnês de IPTU. Nas duas primeiras semanas de Janeiro, Diretoria da Fazenda recebeu, no Setor de Tributação, a visita de aproximadamente 2.000 contribuintes apresentando dúvidas sobre o valor do IPTU. Esses 2.000 contribuintes foram prontamente atendidos e, após explicação, com as fotos dos imóveis e croquis das áreas, 350 entraram com pedido de revisão por não concordarem.
Desses 350 pedidos de revisão, mais de 80% daqueles visitados pelos técnicos foram indeferidos, em alguns casos até foram constatados que a nova área construída já era maior que a levantada no recadastramento. “A maioria dos pedidos de revisão que foram deferidos, ou seja, o contribuinte tinha razão, mostrou que a diferença é inferior a 5m2 e, apesar da pequena diferença, o sistema será atualizado e o valor do imposto reduzido.
“A nova administração assumiu a gestão em 08 de novembro de 2017, com todo o trabalho de recadastramento, inserção dos dados no sistema e geração dos carnês já concluídos. Não havia tempo hábil para a discussão sobre lançar ou não o IPTU 2018 com os novos dados. Lembrando que mais de 98% dos lançamentos estão corretos e em muitos casos poderiam ser lançados com efeito retroativo e o mesmo não ocorreu. A administração entende que o momento econômico do país ainda é de crise, Cajamar não é exceção e as medidas para enfrentamento têm como principal objetivo a redução dos gastos públicos e não o aumento dos impostos”, concluiu o diretor.
Mais notícias sobre Fazenda e Gestão Estratégica
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2018/01/17/contribuintes-com-duvidas-sobre-o-iptu-2018-sao-atendidos/