60 Guardas Municipais são convocados para reforçar a segurança do município
Na manhã desta segunda-feira (10), um grupo de 60 guardas tomou posse para reforçar o efetivo da Guarda Municipal de Cajamar. Os novos guardas irão ingressar a corporação iniciando um complexo curso de formação para posteriormente atuar em patrulhamento escolar, patrulha Maria da Penha, canil, entre outros atendimentos, de acordo com a necessidade do Comando da Guarda para cumprir as demandas operacionais.
A cerimônia de posse ocorreu na Câmara Municipal de Cajamar e contou com a presença do prefeito Danilo Joan, do vice-prefeito Moacir Pedro da Silva, do presidente da Câmara Municipal Clebinho, do secretário de Segurança e Defesa Social Edmilson Padovani, do secretário de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos Afonso Barbosa, do comandante da Guarda Municipal de Cajamar Cássio Aparecido, vereadores municipais e demais autoridades.
Durante o evento de posse dos novos guardas, a Secretaria de Segurança e Defesa Social também recebeu novos equipamentos da administração municipal, incluindo 140 pistolas de 9mm e 10 fuzis 5.56. “Estamos passando por um processo muito importante para reforçar a segurança não só dos alunos e professores, mas de toda a cidade. Desejo boas-vindas aos novos servidores que irão zelar pelo bem do nosso município. Sei que não vamos conseguir mudar o mundo, mas temos a obrigação de fazer o nosso melhor para entregar aos munícipes uma cidade melhor do que encontramos”, destacou o prefeito Danilo Joan.
PROGRAMA ESCOLA SEGURA
Na última sexta-feira (7), aconteceu uma sessão extraordinária na Câmara Municipal de Cajamar, onde foi aprovada a Lei n°43/2023, que estabelece a obrigatoriedade do serviço de segurança e vigilância armada para atuar no controle de acesso nas dependências de todas as unidades de ensino.
Com isso, a partir desta segunda-feira (10), os guardas municipais já iniciaram o serviço de segurança em todas as unidades do Colégio do Futuro. Denominado como Programa Escola Segura, a nova lei tem como objetivo garantir a segurança dos alunos e profissionais da educação, mantendo um agente da guarda municipal à disposição de cada escola durante todo o período letivo.
Além da presença de segurança armado, a lei também determina que as escolas instalem detector de metal de modo a impedir o acesso de qualquer pessoa portando objeto que possa comprometer a segurança e a integridade dos alunos. A instalação dos detectores será gradativa.