Macrozoneamento

O macrozoneamento visa estabelecer um referencial espacial para o uso e a ocupação do solo na cidade, de acordo com as estratégias de política urbana, definindo as áreas de ocupação em zona rural e zona urbana, estabelecendo, deste modo, o perímetro urbano, onde valem as regras da política urbana.

O macrozoneamento definirá, em áreas de interesse de uso, as zonas onde se pretende incentivar, coibir ou qualificar a compatibilidade de ocupação, levando em consideração a capacidade de infra-estrutura, as condições do meio físico, as necessidades de preservação ambiental e do patrimônio histórico e características de uso e ocupação existentes. Isso tudo deve obedecer ao princípio genérico de que as áreas centrais e com mais infra-estrutura deverão ser as áreas com em que a densidade demográfica é mais alta. Ainda, o macrozoneamento qualifica o que se deve induzir ou restringir, em termos de uso das macrorregiões, além de indicar as regiões de esvaziamento populacional com infra-estrutura adequada a serem adensadas, e as regiões a serem preservadas. Seu objetivo ideal é produzir um conjunto de regras que orientarão o desenvolvimento da cidade. Todas essas diretrizes servirão de base para a aplicação dos instrumentos da política urbana.

A partir disso, estabelecer-se-á um zoneamento mais detalhando, e é fundamental que todas essas definições estejam inteiramente contidas no Plano Diretor. As formas de controle do uso e ocupação do solo podem adotar técnicas diferentes, contudo, devem guardar relação com a complexidade da cidade e serem inteligíveis para o conjunto de população.

Abaixo você obtém em PDF e DWG o mapa do macrozoneamento do município de Cajamar:


Link original: https://cajamar.sp.gov.br/infraestrutura/macrozoneamento/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo