Castração de Animais
Como o excesso de cães e gatos é um grave problema, especialmente nos grandes centros urbanos, a castração é o instrumento mais eficaz que existe para garantir que não haja uma explosão populacional dessas espécies. Para se ter uma ideia do quanto esse assunto é sério, para cada bebê humano que nasce, nascem também 15 cães e 45 gatos. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes, podem gerar 64 mil filhotes!
Para se inscrever, o tutor do animal deverá preencher a ficha de inscrição (clique aqui para acessar) que deverá ser entregue na Departamento de Bem Estar Animal, ou enviado para o e-mail castracao.cajamar@cajamar.sp.gov.br. No entanto, para quem preferir, o atendimento também será feito pessoalmente, na Secretaria do Meio Ambiente, que fica na Praça Benedito Martins Cruz, 72 – Centro.
Cadastro
Documentos necessários para o cadastro
- RG/CPF (cópia e no dia apresentar o original)
- Comprovante de endereço em Cajamar
- Título de Eleitor
- Folha de resumo do cadastro único (opcional em caso de baixa renda)
* Esses documentos devem ser entregues na UBS Animal Av Deovair Cruz de Oliveira, S/N – Jordanésia (Boiodromo) ou para o e-mail: castracao.cajamar@cajamar.sp.gov.br
Cuidados antes da castração
A partir do momento que seu animal for selecionado para ser castrado, um funcionário da Prefeitura ligará informando a data e o local da cirurgia. O dono do animal deverá apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço no dia da cirurgia e quando representado estes documentos deverão vir com o representante.
- Os animais devem estar saudáveis e livres de carrapatos e pulgas.
- Os cães deverão ser trazidos com guia e coleira.
- Gatos deverão ser trazidos em caixa de transporte, visando a segurança dos mesmos e evitar a fuga dos animais
- Informar a possibilidade de o animal estar prenhe.
- Informar qualquer alteração na saúde do animal nos dias antes da cirurgia.
- No caso de desistência comunicar com três dias de antecedência pelo número: (11) 44460035
JEJUM
Fazer o jejum desse animal da seguinte forma:
- Cães: No dia da cirurgia dar água e comida as 5 horas da manhã. (se o animal não quiser a ração dar um “SACHÊ” ração umedecida). Após as 5 da manhã retirar água e comida.
- Gatos: Dar água e comida MEIA NOITE (se o animal não quiser a ração dar um “SACHÊ” ração umedecida). Após a MEIA NOITE retirar água e comida.
Cuidados Pós Cirúrgico
- Alimentar (água e comida) somente 09h após a cirurgia.
- Manter o animal aquecido, protegido do frio, vento e chuva.
- Impedir que o animal lamba os ferimentos, colocando o “colar abajur” ou roupa cirúrgica (agropecuária).
- Fazer curativo utilizando antisséptico (iodo povidine)
- Medicar o animal conforme a receita encaminhada no dia da cirurgia. É muito importante para que ocorra uma boa cicatrização.