Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias – PLDO 2025

A Prefeitura de Cajamar convida os munícipes para participarem da elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025 – PLDO 2025. A Lei de Diretrizes Orçamentárias é integrante do ciclo de planejamento orçamentário, ao lado do Plano Plurianual – PPA – e da Lei Orçamentária Anual –  LOA e, nesse sentido, tem como principais objetivos:

  • Estabelecer as metas e prioridades para Administração Pública;
  • Orientar a elaboração e execução da LOA

A participação da municipalidade é essencial para a elaboração do PLDO. Por meio dela, os munícipes terão a oportunidade de indicar quais projetos ou atividades, entre aqueles programados pelo PPA, que deverão ser prioridade para o orçamento de 2025. Para isso, a prefeitura disponibiliza as metas previstas para 2025 e o formulário.

 Além disso, apresentamos a seguir uma cartilha e um vídeo sobre o processo de planejamento orçamentário, e disponibilizamos alguns dados sobre o nosso município.

Cartilha


População

Entre os censos de 2010 e 2022, a população de Cajamar cresceu 58%. 

População de Cajamar

Índice de Participação

O ICMS é a principal fonte de arrecadação do município de Cajamar e o índice de participação é que define os valores que serão repassados.

No período entre 2010 e 2022, observou-se uma evolução de 46,44%. O principal fator que influenciou esse avanço foi o aumento do Valor Adicionado das empresas e novos empresas que se instalaram no município. 

Índice de Participação

Cenário Econômico

Os dados utilizados para estimar a receita e a evolução da despesa são extraídos do Boletim Focus, uma publicação semanal produzida pelo Banco Central do Brasil que reúne as previsões dos principais indicadores econômicos do país, incluindo taxa de juros, inflação, crescimento do PIB, câmbio, entre outros.

 Embora o Boletim Focus seja uma importante fonte de informação sobre a economia, é importante destacar que os indicadores econômicos são altamente voláteis e estão sujeitos a mudanças frequentes. Isso significa que as previsões podem mudar.

Relatório de Mercado


Marcas de Governo

Conheça as ações que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Cajamar. A compreensão dos trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura facilita a participação da municipalidade com sugestões de novas ações ou aprimoramento das metas estabelecidas.

Agenda 2030 – Para o Desenvolvimento Sustentável(ODS) ONU

A Agenda 2030 é um plano de ação global estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro de 2015 para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. Ela é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas a serem alcançadas até 2030.

Agenda ONU

Ciclo do Planejamento

Ciclo PPA

Elaboração do PLDO – 2025

O processo de estabelecer de diretrizes para a elaboração do orçamento é um desafio complexo que envolve diversos aspectos econômicos e sociais.

A gestão pública tem o papel de conduzir esse processo de forma participativa e transparente, os estudos abrangem a análise do cenário econômico e as metas do PPA, assim como a participação da população na definição das prioridades para a elaboração da Lei Orçamentária. Dessa forma, é possível garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente e que as políticas públicas atendam às necessidades e demandas da sociedade.

Neste processo, a sua sugestão é importante para aprimorar o PLDO 2025 que será encaminhado para a Câmara Municipal. Em seguida, o projeto de lei será analisado, debatido e se necessário modificado. Por fim, após ser aprovado pelos vereadores, seguirá para a sanção do Prefeito.


Link original: https://cajamar.sp.gov.br/fazenda/pldo-2025/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo